Você tem duas alternativas de fazer dinheiro com uma propriedade sua: colocar à disposição para vender ou alugar seu imóvel. Ambas opções são ótimas e rendem dinheiro, mas você sabe dizer qual delas é a melhor para você?
Quando se tem um investimento sólido como é o caso de um imóvel, é fundamental estudar as possibilidades existentes de investimento, entender o seu objetivo com a negociação e a fase da vida que você está construindo no momento.
Quer entender melhor qual caminho seguir? Continue a leitura.
Navegue pelo conteúdo
Existe momento certo de vender ou alugar um imóvel?
Grandes negociações também significam responsabilidades maiores ainda. E no mercado imobiliário isso não é diferente. Investir em um imóvel, seja para morar, vender ou alugar é um passo grande e importante para a maioria das famílias brasileiras.
Antes de chegar na resposta definitiva, é importante entender o seu cenário e qual o objetivo da negociação. Por exemplo:
- Vai mudar de país e quer garantir uma reserva segura? Você pode escolher alugar o seu imóvel e construir essa renda fixa todos os meses.
- A família cresceu e o lar atual não comporta mais as necessidades de todos? Considere vender e investir em um espaço maior e mais confortável para as crianças crescerem.
- Tem uma vida boa na melhor idade e agora quer viver dos rendimentos de seus investimentos? Nesse caso, dá para você vender ou alugar, sem medo de errar.
Uma coisa é certa, quando a vontade de mudança aparecer para você, respire e pesquise.
Acompanhe as notícias sobre o mercado imobiliário, entenda se as taxas de juros e condições do momento são favoráveis. E, o principal, conte com os serviços de um corretor de confiança. Eles são os profissionais mais indicados e habilitados para te ajudar a chegar nesta resposta.
Leia também:
Pensando em comprar imóvel? Saiba o que levar em consideração
Comprar imóvel usado ou na planta? Entenda como escolher o seu
Comprar imóvel para morar ou para investir: como escolher?
Entenda seu perfil de investimento
Existem muitas formas de investir em imóveis e o que decide isso é o seu perfil de investidor. Se você for mais conservador, pode escolher vender o imóvel, investir o dinheiro em aplicações seguras e viver dos rendimentos ou se tornar um locatário e receber aluguéis mensais.
Os investidores moderados e sofisticados, são os que estão mais dispostos a correr riscos e em geral, possuem maior conhecimento sobre o mercado financeiro.
Eles podem comprar um imóvel em um bairro com projeção de crescimento, investir em reformas e vender futuramente por um valor muito maior do que comprou ou, ainda, seguir o mesmo processo e alugar por valores maiores.
Quanto você está disposto a arriscar? Existe alguma reserva de emergência disponível para assegurar seus próximos passos?
Ter alguma segurança financeira é muito importante até mesmo para ser um investidor sofisticado. E se você tem dúvidas sobre qual é o seu perfil, considere fazer o teste desenvolvido pela Uol para descobrir.
Valorização do imóvel no processo de vender ou alugar
Você sabe como aproveitar o melhor do bairro em uma negociação? Esse tema é recorrente no processo de venda ou aluguel, afinal, as regiões com pouca infraestrutura costumam agregar menos valor ao imóvel, seja ele residencial ou comercial.
O seu imóvel pode estar situado em uma região que vai passar por melhorias, como a abertura de um shopping, inauguração de uma nova estação de metrô ou projetos que beneficiam a mobilidade urbana, como praças e parques.
O melhor a se fazer, nesses casos, é aguardar mais um pouco para fechar negócio, já que o imóvel tem grandes chances de ser valorizado em um futuro breve, devido ao progresso da região.
Agora, se a região onde o imóvel está localizado já possui a infraestrutura completa, sem previsão de melhorias ou novas construções para os próximos anos, considere a venda. Nestes casos, talvez não exista perspectiva de valorização pela localização da propriedade, então você pode subir o preço do imóvel a partir de melhorias estruturais e reformas.
Prós e contras de vender o seu imóvel
Mesmo com as opções de investimentos disponíveis hoje em dia, a compra de um imóvel continua sendo a mais sólida e estável de todas. Em geral, não apresenta riscos e pode trazer altos rendimentos, o que é muito interessante para quem tem propriedades à venda.
A venda de um imóvel é vantajosa em vários contextos. Por exemplo, a venda do imóvel poder ser:
- Uma alternativa interessante para quem precisa reerguer uma reserva de emergência imediata;
- Uma solução para quem precisa de um pontapé para investir em espaços maiores e melhores oportunidades de negócio;
- Jeito mais prático para dividir bens.
Os meios de pagamentos oferecidos no Brasil, facilitam a vida de quem pensa em vender um imóvel, já que oferecem oportunidades acessíveis para o comprador.
Atualmente é possível usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para abater parte do valor da compra, solicitar financiamentos e até mesmo entrar em grupos de consórcios.
Nesses grupos, você pode pagar um valor menor que as parcelas mensais de financiamento, até ser contemplado. Ou seja, mais compradores no mercado e, consequentemente, mais oportunidades de venda para você.
É muito comum colocar à venda um imóvel que está há muito tempo vazio, sem ser alugado. Dessa forma é possível garantir uma maior quantia de dinheiro em menos tempo e evitar que a propriedade fique parada dando prejuízos com manutenção, IPTU e despesas de condomínio.
O que vale a pena refletir sobre a venda de um imóvel é a perda da renda mensal que o aluguel gera. Caso escolha essa opção, esteja ciente que esse dinheiro fixo não vai existir mais e, se no seu contexto isso for um problema, considere outros caminhos para fazer esse investimento render.
Vantagens e desvantagens em alugar o seu imóvel
Colocar seu imóvel à disposição da locação é uma escolha vista com bons olhos por muitas pessoas. Essa alternativa significa uma renda mensal fixa no orçamento do proprietário.
Nos casos em que essa negociação se dá por intermédio de uma imobiliária, o dono do imóvel tem, como garantia, os contratos com tempo mínimo de moradia e multa em casos de rompimentos.
O aluguel é uma boa opção para quem busca ganhar dinheiro de forma mais rápida e sem precisar se desfazer de uma propriedade. Além de ser uma garantia de renda na aposentadoria, já que os pagamentos mensais podem virar complemento de renda ou uma reserva para um futuro mais confortável.
Outro ponto positivo em colocar seu imóvel disponível para locação é a economia com condomínio, IPTU e manutenção predial. Nesse caso, essas despesas são de responsabilidade do inquilino, ao contrário das obras estruturais, que ficam 100% a cargo do proprietário.
Para evitar esse tipo de contratempo, exija a vistoria do imóvel na saída e entrada de novos inquilinos. Desta forma, fica mais fácil controlar os consertos necessários e direcionar ao responsável.
Contar com os serviços de uma imobiliária na hora de locar o seu imóvel é fundamental. Tenha em mente que todo o processo envolve burocracias e etapas importantíssimas como a consulta da saúde financeira do inquilino e condições físicas e legais do imóvel.
Esse acompanhamento é vantajoso porque livra o proprietário de todas essas tratativas, poupando tempo e assegurando o pagamento mensal do aluguel.
Ter um imóvel desocupado por muito tempo é o ponto negativo na locação. Nesse caso, reveja os valores mensais propostos e até mesmo se há necessidade de alguma reforma. Se a propriedade continuar vazia mesmo após esses ajustes, considere vender para obter o valor do imóvel em um único pagamento.
Alugar ou vender o seu imóvel, qual a melhor opção?
Vimos até agora que não existe resposta correta para essa pergunta, uma vez que a decisão depende do seu contexto e motivos, portanto, é fundamental que você analise todos os pontos que abordamos nesse post para não enfiar os pés pelas mãos e fechar negócios ruins.
Ter um imóvel é sempre um bom investimento, já que estamos falando de boa rentabilidade, solidez e oportunidade de crescimento. Você já consegue visualizar qual dos caminhos faz mais sentido para você?
Um profissional em negócios imobiliários tem todos os requisitos para auxiliar você na melhor escolha. Além de entender quais são os seus objetivos, ele também está habilitado para indicar possíveis compradores ou inquilinos, agendar visitas ao imóvel, gerenciar a parte burocrática para que tudo ocorra dentro da lei e aconselhar qual o melhor negócio para você. Conte com esse profissional para tomar a melhor decisão.
Agora você já sabe se vai alugar ou vender o seu imóvel? Entenda seus motivos, ambições, situação financeira atual e fique de olho nas oportunidades que surgirem.
A parte mais difícil você já tem: imóvel próprio, um bom investimento, certeza de rentabilidade, segurança em moradia própria e uma base para pesquisa.
Outra dica importante: faça o teste para saber qual tipo de investidor você é. Essa resposta pode te ajudar a visualizar melhor quais são seus medos, interesses, objetivos pessoais e descobrir qual das opções vai te deixar mais seguro da escolha.
Bom investimento para você e conte com a Auxiliadora Predial para encontrar a melhor opção.
Além das dicas que você viu aqui, sabia que agora pode comprar ou alugar seu imóvel com até 50% OFF? Só na Black da Auxiliadora Predial! Acesse agora o site e confira os milhares de imóveis da campanha.