Quem não gosta de olhar para um espaço com plantas, zonas verdes e delicadamente organizado, não é mesmo?!
Além de esteticamente agradável, o paisagismo torna qualquer espaço muito mais funcional e leva a arte para a composição dos espaços. Neste texto você vai entender como funciona essa técnica de forma geral e, mais especificamente, os detalhes sobre o paisagismo em condomínio. Vamos lá?!
Navegue pelo conteúdo
O que é paisagismo?
O paisagismo é a arte de projetar e compor espaços livres utilizando vegetações e diversos equipamentos, como fontes, cercas, pergolados, piscinas, entre outros recursos.
O uso de plantas, a organização da paisagem em diferentes escalas e o uso de elementos funcionais e estéticos são algumas das características que ajudam a definir o trabalho de paisagismo.
Já em relação à área de conhecimento que costuma estar envolvida com o paisagismo, muitas vezes a Arquitetura e Urbanismo andam próximos a essa arte, mas pode ir muito além em outros exercícios e profissões.
Leia também:
Área comum do condomínio: o que é e quais são as regras?
Gastos do condomínio: fixos, variados e como reduzi-los
Subsíndico: entenda como funciona esse cargo no condomínio
O paisagismo e as suas técnicas
Para utilizar o paisagismo em um jardim ou em um espaço minimamente disponível, existem algumas técnicas que podem ser efetivas para otimizar ambientes internos e externos.
Alguns exemplos são:
- Itens funcionais, como bancos e móveis de jardim
- Plantas certas para os espaços certos
- Jardins verticais
- Água em piscina, fontes, lagos ou espelho d’água
- Iluminação para valorizar cada cantinho
- Vasos coloridos para embelezar o ambiente
- Caminhos para indicar percurso com pedras, madeiras ou outros materiais
Paisagismo em condomínio: por que isso é importante?
Agora, vamos falar especificamente sobre o universo condominial. O paisagismo em condomínio tem se tornado cada vez mais visado quando o assunto é a manutenção e o cuidado com as áreas comuns.
Isso porque o paisagismo ajuda a tornar todo o ambiente muito mais harmonioso. Além da questão estética, essa técnica ainda representa um ponto muito importante para quem mora e para quem administra o condomínio: a valorização do patrimônio.
Em outras palavras, o paisagismo colabora para a criação desses ambientes mais confortáveis e aconchegantes, adicionando mais qualidade de vida para os moradores, e, ao mesmo tempo, torna o condomínio muito mais valorizado em função desses investimentos.
Além disso, com a agitada vida urbana em meio à “estética cinza” das cidades, esses projetos criam áreas verdes e aproximam as pessoas da natureza e de espaços mais agradáveis.
Por fim, o paisagismo também atua diretamente na questão térmica dos ambientes, gerando um maior controle e proporcionando ambientes mais frescos através do uso do verde.
O paisagismo em condomínio na prática
Em meio aos espaços coletivos, o paisagismo em condomínio pode estar presente através das técnicas que já citamos, mas também em soluções específicas para esses espaços:
- Decoração com folhagens e árvores
- Espaços com pontos verdes nas áreas comuns
- Caminhos para passeios com crianças e pets
- Cerâmicas e outros materiais naturais nos utensílios
- Jardinagem com insumos orgânicos
Paisagismo em condomínio vale a pena?
Por último, antes de buscar uma empresa ou profissionais especializados para darem início ao trabalho de paisagismo em condomínio no local onde você é síndico (a) ou mora, tente elencar as vantagens para quem mora no local.
Antes de qualquer coisa, o paisagismo representa a preocupação com o bem-estar dos moradores, através da criação de um ambiente de relaxamento e conforto nas áreas comuns – além de belo, é claro.
São novas tendências que otimizam a vida de quem compra ou aluga um imóvel naquele condomínio, por exemplo. Além de colaborar para a valorização de um patrimônio como um todo.
Por outro lado, é preciso lembrar que, assim como qualquer outro espaço do condomínio, o paisagismo está diretamente ligado aos serviços de manutenção. Até porque um espaço bonito exige cuidados periódicos.
Além de todo estudo de viabilidade antes da instalação da estrutura, o que deve ser feito por uma equipe de profissionais, todo ambiente do paisagismo vai exigir uma rotina de manutenção. O síndico também deve organizar um calendário de regas, adubo periódico e reposição sempre que necessário.
O importante é que o espaço seja sempre mantido bem conservado e cuidado para não perder seu propósito de embelezar o condomínio e relaxar aqueles que usufruem do ambiente.
Achou legal saber um pouco mais sobre como funciona o paisagismo em condomínio? Saiba que aqui na Auxiliadora Predial os condomínios administrados podem contar com uma extensa lista de fornecedores homologados, que oferecem os melhores serviços em custo-benefício para todas as necessidades, inclusive para paisagismo.
Entre em contato e escolha a Auxiliadora para a sua administração do condomínio.