Vamos falar sobre a vida coletiva e as ferramentas de controle de riscos? Antes de mais nada é importante avisar que temos mudanças no gerenciamento de riscos nos condomínios.
Sobretudo o tipo de laudo que era utilizado para esse tipo de trabalho vai passar por transformações. Ou seja, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, o PPRA, deixa de ter validade a partir de 3 de janeiro de 2022.
Do mesmo modo, a nova forma de executar esse trabalho passa a ser o Programa de Gerenciamento de Riscos, o PGR. É a atualização do laudo obrigatório que assegura a proteção da integridade física e da saúde dos trabalhadores.
Agora, vamos aos 3 pontos mais importantes dessa atualização:
Navegue pelo conteúdo
1. O que mudou no gerenciamento de riscos nos condomínios?
Como resultado, essas novas regras aprimoram o que já era feito no PPRA. Com o PGR vamos ter muito mais do que apenas um documento: será um mecanismo constante de gerenciamento de riscos nos condomínios.
Isso significa que se um risco é identificado e as melhorias são feitas, automaticamente o laudo precisa ser atualizado.
Igualmente, a agilidade no processo também aparece na forma de envio do laudo. Com o PGR é possível fazer a prestação das informações de maneira 100% digital – o que até então não era uma realidade.
Leia também:
Contratando uma administradora de condomínios eficiente
2. Por que mudou?
Como resultado, essa alteração atende duas portarias que precisam contemplar esse tipo de regulação.
São as portarias nº 6.730/2020 – NR1 e nº 6.735/2020 – NR9, publicadas em março de 2020, que sinalizam a aprovação de novas normas para a análise, avaliação e controle de riscos ocupacionais, além de exposição a agentes químicos, físicos e biológicos no ambiente de trabalho.
3. Conte com a ajuda de profissionais
Por fim, saiba que todo condomínio precisa dar a devida atenção na criação do PGR, um laudo que, além de obrigatório, colabora para um trabalho seguro e longe de riscos.
E é por isso que contar com a ajuda de profissionais especializados pode reduzir tempo, otimizar custos e evitar dor de cabeça na hora de elaborar o laudo.
Um exemplo são os condomínios administrados pela Auxiliadora Predial que têm à disposição os parceiros homologados nas áreas de segurança, engenharia e medicina do trabalho. É um time pronto para oferecer qualquer suporte na hora de criar o PGR.
Acesse agora a lista de serviços criada para facilitar a gestão do seu condomínio.