Os animais de estimação ganharam o coração de grande parte dos brasileiros, o que torna supercomum a sua presença nos lares de todos os tipos de pessoas. Sejam cachorros, gatos, coelhos ou até espécies mais exóticas, eles fazem a diferença em nossas rotinas, oferecendo sempre companhia e carinho. E é possível tê-los por perto mesmo sem um pátio! Em apartamentos, bastam algumas mudanças e adaptações no dia a dia para que tudo fique perfeito para o seu bichinho.
Para ajudá-lo a tornar a vida dos seus pets ainda melhor nós, da Auxiliadora Predial, trouxemos neste post algumas dicas! Confira e aprenda como evitar o estresse de animais que vivem em apartamentos.
Navegue pelo conteúdo
Atenção e carinho
A primeira coisa que você deve saber, caso ainda não tenha adotado um pet, é que ele demanda tempo, atenção e carinho. Essas são as coisas mais importantes que você precisa ter em mente! Para que seu bichinho não fique estressado ou deprimido, é necessário que eles tenham espaço na sua rotina. Afagos e chamegos são essenciais para a saúde deles e ainda ajudam a diminuir o seu estresse!
Disponibilize brinquedos
Se você trabalha muito e seu animal de estimação fica sozinho boa parte do dia, não esqueça de oferecer a ele distrações. Brinquedos diferentes, bolinhas e bichos de pelúcia são ótimos para que seu pet gaste a energia correndo pela casa e se divertindo. Isso garante a sua saúde e também evita que ele desenvolva uma rotina sedentária.
Passeios são bem-vindos
Passear com o seu bichinho de estimação é o ideal. Isso garante o contato do animalzinho com o mundo exterior, com outros animais e com a natureza. Além de realizar um exercício, ele socializa, sintetiza a vitamina D através do sol, gasta energia e, é claro, brinca muito.
Não esqueça da segurança
Se você tem gatos em casa sabe que um dos hobbies favoritos dos felinos é observar a vida pela janela. É por isso que é fundamental telar as aberturas do seu apartamento. Você evita quedas, fugas e outros problemas que podem causar dor ao bichinho — e até a morte.
Sinais de estresse
Fique alerta e, caso seu bichinho demonstre estes comportamentos, procure um veterinário:
Miados em excesso: no caso dos gatinhos, quando ocorrem mudanças de hábitos e eles começam a miar com mais frequência, pode ser um sinal de que não estão confortáveis com alguma situação;
Vômitos, diarreia ou alergias: caso surjam algumas dessas alterações na saúde de cães e gatos, é possível que eles estejam estressados;
Perda de pelos: uma das consequências mais comuns do estresse em animais é a perda excessiva de pelos;
Lambidas em grande quantidade: lambidas pelo corpo ou no nariz de forma repetitiva são sinais de que algo não está bem com o pet;
Comportamento agressivo: rosnadas, mordidas e arranhões que passam a acontecer repentinamente podem servir para ligar o sinal de alerta.
Ficando de olho nesses aspectos, seu animal de estimação com certeza viverá uma vida feliz e livre de estresse! Gostou das nossas dicas? Compartilhe com quem você sabe que também é apaixonado pelos pets e acesse o Blog da Auxiliadora Predial para mais dicas!