Muito se fala sobre uma das regiões mais importantes de POA. O Centro Histórico de Porto Alegre já acumulou muitas memórias ao longo dos seus 290 anos de existência. E, mesmo depois de todo esse tempo, suas ruas fervem de novidades, construindo novos capítulos para seus moradores.
Uma das regiões mais procuradas para se morar nos últimos anos, o bairro vem passando por uma série de revitalizações e projetos que buscam devolver sua glória. O que atraiu o olhar de diversas pessoas, provando-se uma ótima opção de investimento para quem busca comprar ou alugar um imóvel.
Navegue pelo conteúdo
O Centro Histórico de Porto Alegre, no passado
O bairro possui uma história tão antiga, que remonta o século XVIII e se confunde com a fundação da própria cidade. Foi fundado por volta de 1732, quando algumas famílias se fixaram às margens do belo Rio Guaíba.
Mais tarde, por volta de 1750, quando Porto Alegre ainda era conhecida por Porto do Viamão, colonos vindos dos Açores se instalaram na região do porto. Por essa razão, algum tempo depois o local ficou conhecido como Porto dos Casais.
Mas voltando ao bairro, por volta de 1770 o povoado começou a evoluir. Com a delimitação de um espaço de 141 hectares, o projeto de urbanização do local foi iniciado. As primeiras grandes obras foram a construção da Igreja Matriz e do Palácio do Governador. Na mesma época, locais que vivem até hoje já tomavam forma, como a Praça da Matriz e a Praça XV.
Por volta de 1850, o Centro Histórico de Porto Alegre já contava com sistema de abastecimento de água e iluminação pública. Foi quando a cidade recebeu sua casa de ópera (o atual Theatro São Pedro) e a Santa Casa da Misericórdia, importantes conquistas para o bem-estar social da época.
Dali até 1930, considerado como o auge da arquitetura porto-alegrense, grandes prédios surgiram no Centro Histórico. Com suas fachadas imponentes, muitos estão presentes até hoje pelas ruas do bairro, como o Palácio Piratini, o Paço Municipal de Porto Alegre e a Biblioteca Pública.
Leia também:
Guia de bairro: conheça a Cidade Baixa, em Porto Alegre
Menino Deus: conheça 7 razões para investir ou morar no bairro
Bom Fim: conheça os encantos deste bairro de Porto Alegre
Um novo capítulo: o Centro Histórico e a edificação do futuro
Chegando à modernidade, o Centro Histórico passou por diversos processos de revitalização. Alguns começaram no auge da expansão da cidade, por volta de 1950, com a construção de novos prédios e a transformação do comércio.
A famosa Rua da Praia abrigava confeitarias, cinemas, cafés e era ponto de encontro de toda sociedade de Porto Alegre. A vida cultural, que pulsa nas veias do Centro Histórico até hoje, já dava um pequeno spoiler sobre seu futuro.
Hoje, o bairro é um dos mais atraentes da cidade. A cada esquina, um pedaço do passado, reconhecido nas fachadas magníficas, se mescla com o novo. As ruas do Centro Histórico possuem de tudo um pouco: bares, restaurantes, brechós, livrarias, centros comerciais, além de todas as atrações históricas.
Com os esforços para acomodar os ambulantes da região em um centro comercial próprio, novas oportunidades surgiram para o bairro. Sua transformação foi aos poucos atraindo o olhar de jovens adultos em busca de inspiração.
Não é à toa que a Zona Central é uma das regiões mais procuradas para se morar em Porto Alegre, sendo uma excelente opção de investimento para quem pretende alugar um apartamento, com apartamentos, desde os mais compactos, com 1 quarto, até opções luxuosas, com 4 quartos e vistas privilegiadas do Lago Guaíba.
E para quem se preocupa sobre a possibilidade de reforma, várias dessas oportunidades permitem a customização da moradia perfeita, tornando possível aproveitar toda a beleza da arquitetura histórica ao redor, sem abrir mão da funcionalidade dos projetos atuais.
A região também conta com lançamentos mais próximos ao Cidade Baixa, uma das regiões mais badaladas da cidade. Com certeza vale a pena conferir. O Centro Histórico de Porto Alegre é uma caixinha de surpresas, revelando-se e renovando-se a cada dia.
Afinal, como é morar no Centro Histórico de Porto Alegre?
O bairro mescla a herança arquitetônica e cultural, com um novo olhar, jovial e com vontade de crescer cada vez mais. O Centro Histórico é cenário para as pessoas que são apaixonadas por história. Seja o passado, visto a cada esquina, seja o futuro, vislumbrado por seus novos moradores.
Estar no Centro Histórico é uma experiência surpreendente. Quem acredita que os ventos da juventude deixaram o bairro mais barulhento, é melhor pensar de novo! Suas ruas, predominantemente residenciais e tranquilas, escondem tesouros. Verdadeiros refúgios dentro de uma das regiões mais vivas da capital.
As opções de lazer são diversas: para os aventureiros gastronômicos, para quem gosta de turismo histórico, e até para quem só quer se divertir pelos bares do bairro. Para os mais tranquilos, também existem oportunidades. A proximidade com a orla, além das diversas áreas verdes distribuídas pelo bairro, permite uma conexão com a natureza a poucos passos da agitação.
Como obviamente se trata da região central, é possível encontrar toda uma cartela de serviços disponíveis a poucos minutos de caminhada. Outro ponto positivo é a estrutura de transporte público, que permite acessar qualquer lugar da cidade com facilidade.
A região também abriga os campi centrais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sendo uma ótima opção de moradia para estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Design, Direito e História da Arte, entre diversos outros.
Lugares para conhecer no Centro Histórico
Há muito para viver no Centro Histórico de Porto Alegre. Separamos uma lista diversa, que vai desde as atrações históricas até as mais contemporâneas, com entretenimento para todos os gostos. Confira a lista para conhecer um pouco mais das maravilhas que quem mora lá encontra à sua disposição:
1. Praça da Matriz
Seu nome oficial é Praça Marechal Deodoro, mas todos a conhecem por Praça da Matriz. Uma das primeiras de toda a cidade, passou por muitas transformações ao longo dos anos. Esse é o melhor ponto para iniciar um passeio pelo bairro.
Lar de uma das mais belas obras de arte da cidade: o Monumento a Júlio de Castilhos. Com seus mais de 22 metros, representa os ideais positivistas, adotados pelo governante homenageado e que impulsionaram o progresso e desenvolvimento de todo o país no século XIX.
Rodeada por outras atrações de arquitetura histórica, como a Casa Civil do Governo do Estado, a Catedral Metropolitana de Porto Alegre Madre de Deus, além do nosso próximo item da lista, o Theatro São Pedro.
2. Theatro São Pedro
Com seus quase 190 anos de história, a construção é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como tesouro nacional. Sua estrutura neoclássica encanta os olhos, e desde a sua construção já era exaltado.
Ostentando capacidade para 650 lugares, distribuídos entre a plateia e suas galerias, em icônico formato de ferradura e arquibancadas, sua estrutura se mantém magnífica até hoje. Vale a pena visitar o local.
3. Du’Attos Restaurante
Aproveitando o passeio por essa região, que tal conhecer uma das melhores opções gastronômicas do bairro? O Du’Attos é uma ótima opção para o almoço, com buffet livre, e ótimas opções de entrada e salada, fica ao lado do Theatro São Pedro.
Além disso, oferece opções deliciosas de sobremesas e cafés. Com ambiente climatizado, o local costuma fazer seus tradicionais Chás da Tarde. Uma verdadeira perdição para quem quer saborear as delícias do Centro Histórico de Porto Alegre.
4. Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS)
Com mais de cinco mil obras no acervo, esse é um dos museus mais importantes do estado. Criado em 1954, o MARGS conta com peças de diferentes linguagens artísticas, como pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, arte têxtil, performance, design e arte digital, entre outras. Mesclando tradição e contemporaneidade. Atualmente, é um dos palcos da Bienal do Mercosul.
5. Museu de Direitos Humanos do Mercosul
Trazendo um importante legado histórico, o Museu de Direitos Humanos reforça a importância da luta por uma sociedade justa para todas as pessoas.
Conscientizando a população sobre as violações dos direitos humanos, esse é o tipo de passeio necessário e importante para lembrarmos da força da sociedade.
6. Farol Santander Porto Alegre
O edifício imponente, que um dia já foi sede do banco, foi restaurado e atualmente é um dos maiores centros culturais da cidade. Suas atrações dividem-se entre as esporádicas exposições de arte, além de um cinema dentro de um antigo cofre.
No subsolo, uma exposição contando um pouco mais da cidade, sua história e fundação, pode ser acompanhada. E, se cansar, tem lugar para tomar um cafezinho e recuperar o fôlego!
7. Mercado Público de Porto Alegre
Com mais de 150 anos de imponência, o Mercado Público atrai visitantes todos os dias. Seja pela sua importância histórica, tombado como patrimônio desde 1979, ou pela sua, ainda viva, atividade comercial. O local continua a abastecer a cidade com seus produtos de altíssima qualidade.
O local é o berço para diversos empreendimentos gastronômicos, como restaurantes, cafeterias, açougues, frutarias, peixarias e muito mais. Até barbearia e produtos para pet podem ser encontrados por lá!
8. Firma Bar
Se você busca uma opção mais descontraída para aproveitar o Centro Histórico, aqui está! O Firma Bar possui um ambiente agradável, em um amplo espaço, com um cardápio maravilhoso, com opções vegetarianas e veganas, e, além de tudo, tem apresentações de pratos de encher os olhos.
Os drinks são uma delícia à parte, dá vontade de experimentar todos! Para você, que tem dificuldades em escolher diante de tantas opções boas, aqui vai uma boa notícia: o estabelecimento oferece um menu degustação, oferecendo o serviço completo, em uma versão pocket, para ajudar a decidir seus pratos e drinks favoritos!
Ficou com vontade de conhecer o Centro Histórico e todas as suas surpresas? Sua diversidade cultural e riqueza secular são apaixonantes! Seu processo de revitalização ainda promete o nascimento de novos capítulos e oportunidades.
O bairro é uma ótima opção para quem busca morar ou investir em aluguel, em uma das melhores regiões de Porto Alegre. Confira agora as melhores opções para alugar ou comprar imóvel no Centro Histórico.