A garantia do bem-estar dos condôminos, independentemente do porte do edifício, bem como de sua utilização – residencial ou comercial –, certamente passa pelo cuidado que é dado à limpeza em seu condomínio. Apesar de muitos considerarem uma tarefa simples, trata-se de uma ação que exige planejamento e pessoas capacitadas para executá-la.
“O trabalho de limpeza envolve uma série de cuidados que vão da economia de água até o tipo de material utilizado, sob o risco de danificar pisos e objetos, elevando o custo de manutenção para o condomínio”, alerta Antonio Luiz de Oliveira, diretor regional da Limpidus, referência nesse tipo de serviço. A empresa foi fundada em 1981 e hoje é considerada a maior rede brasileira de serviços de limpeza. Presente nas principais capitais com uma rede composta por mais de 130 franquias que atendem diariamente mais de 4.000 clientes, sua operação atende praticamente todas as necessidades de limpeza condominial e/ou empresarial.
Um dos diferenciais da Limpidus, que também atua com trabalhos de portaria e de jardinagem, é o conceito de serviço e maior produtividade. Seu modelo de negócio não é baseado no número de pessoas no posto de trabalho, como é de costume, mas exclusivamente nas necessidades do cliente. “Outro diferencial é o uso de tecnologias avançadas para a execução da limpeza. Utilizamos robôs, aplicativos de leitura QR-Code, sistemas de monitoramento de execução das operações aliados a equipamentos modernos, sem deixar de citar o treinamento constante e o uso de produtos de primeira linha. Tudo isso garante produtividade, economia de custos para o cliente e qualidade superior na execução dos serviços.”
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Sustentabilidade
Além da qualidade da limpeza, condôminos e gestores condominiais também mostram-se cada vez mais preocupados com a sustentabilidade, com o uso consciente de recursos hídricos. Atenta a essa preocupação, a Limpidus desenvolveu um exclusivo sistema de limpeza verde, o Programa Green Clean (PGC). Por meio desse programa, é possível alcançar uma economia de aproximadamente 40% na água utilizada para limpeza.
Outro ponto importante é a significativa diminuição do descarte de plásticos, como embalagens de produtos, além do menor gasto com energia elétrica. “Isso acontece em razão do nosso rigoroso controle no uso de produtos químicos, bem como no planejamento das rotinas de limpeza. Tudo é feito com o franqueado atuando como um consultor em cada cliente. Essa proximidade permite identificar as reais necessidades de limpeza e gerar soluções sob medida. Assim, evita-se o retrabalho, o que gera menor uso de máquinas e de outros equipamentos elétricos, além de possibilitar um orçamento sem onerações. Tudo isso sem deixar de destacar outro importante benefício direto: o reconhecimento do condomínio como um empreendimento preocupado e atento às questões do meio ambiente e de sustentabilidade”, explica Oliveira.
Equipe preparada e fiel
Nesses mais de 30 anos de atuação, a Limpidus destacou-se no segmento também pela forma como cuida e desenvolve sua equipe de profissionais. A empresa oferece um intenso programa de treinamento dos funcionários e das lideranças que se destacam no grupo. A qualificação passa tanto por treinamentos profissionalizantes por meio da criação da Universidade da Limpeza quanto por treinamentos voltados à melhoria de qualidade de vida dos funcionários por meio de diversos temas, como educação financeira.
“A fidelização passa por esse processo constante de treinamento. Ao longo de cinco anos de casa, por exemplo, um funcionário recebe, em média, dez treinamentos em temas dos mais diversos, desde como limpar um piso até como cuidar bem do seu dinheiro. Esse cuidado faz diferença. Temos funcionários com 20 anos de atuação na empresa. Nesse segmento, isso é bastante relevante e nos enche de orgulho”, celebra o diretor da Limpidus.
Para mais dicas para administração de condomínios e de lares, acesse o Blog da Auxiliadora Predial!