Colocar um imóvel à venda costuma representar um importante passo na vida de alguém. Seja uma mudança para outro espaço – maior ou em bairro diferente. Seja uma forma de passar adiante um investimento e seguir apostando fichas no mercado imobiliário.
Independente da circunstância, você precisa se preparar para esse momento. E, antes da conclusão do negócio, é fundamental que você saiba quais são os fatores que podem impedir de realizar a venda.
Neste post vamos listar algumas necessidades que, caso não sejam cumpridas, podem atrasar e até mesmo inviabilizar a conclusão da venda de um imóvel.
Navegue pelo conteúdo
Colocando um imóvel à venda
Para cada jornada envolvendo um imóvel à venda existe também uma pessoa vivendo diferentes fases da vida. Anunciar uma propriedade para que ela passe a pertencer a uma outra pessoa pode estar atrelado a inúmeros motivos, como, por exemplo:
- Busca por um imóvel maior porque a família cresceu ou, então, continua igual, mas você percebeu que precisa de mais espaço;
- Mudança de cidade e/ou de estado;
- Decisão de viver dos rendimentos de investimentos.
Existem, é claro, diversas outras situações que levam um proprietário a decidir vender seu imóvel. Até mesmo vender para investir em outros imóveis, dando continuidade aos negócios no mercado imobiliário, também costuma ser um caso comum entre os vendedores.
A recomendação é que o primeiro passo sempre seja dado realizando a busca por um corretor de imóveis de confiança. Muitas vezes atrelado a uma imobiliária, esse profissional tem experiência e oferece o suporte necessário para uma transação que é tão impactante.
Dentre tantas outras tarefas, o corretor é capaz de avaliar a valorização do imóvel e da região para uma precificação adequada, além de acompanhar de perto a negociação entre vendedor e comprador, e as questões burocráticas de documentação.
E em muitas dessas etapas alguns fatores podem estar desregulados, podendo até mesmo impedir o êxito do negócio. Para entender, de fato, o que impede a venda de um imóvel, vamos listar abaixo algumas situações que merecem atenção, ok?!
Leia também:
Vender ou alugar seu imóvel? Entenda qual é a melhor opção
Comprar imóvel residencial e comercial: quais as diferenças?
Precificação equivocada
Um dos principais pontos da lista sobre o que impede a venda de um imóvel tem a ver com a precificação.
Acontece que a decisão pelo preço que será cobrado pelo imóvel à venda precisa acompanhar uma série de etapas que demonstrem equilíbrio como um todo.
Em primeiro lugar, o valor deve estar equilibrado com aquilo que o mercado de vendas tem praticado, com base em suas taxas e histórico de comportamento para chegar em uma boa média de valor.
Além disso, para que também faça sentido ao proprietário que está colocando seu imóvel à venda, esse cálculo deve considerar os itens de valorização, como benfeitorias, conservação do imóvel e a região onde está localizado.
Portanto, a cobrança de um valor irreal pode fazer com que a propriedade seja colocada em posição de detrimento em relação às outras ofertas do mercado. Da mesma forma, cobrar um valor abaixo do que seria justo, a considerar as características do imóvel, também pode ser um mau negócio.
Falta de regularização do imóvel
Outro fator importante que pode impedir a venda de imóvel é a falta de regularização da propriedade. Para vender e adquirir um imóvel, diversas documentações devem estar em dia. É isso que garante um negócio seguro, com segurança jurídica para todas as partes.
A comprovação de que o imóvel está em dia com questões legais só existe através desses documentos. Matrículas, certidões e escrituras são alguns nomes familiares para quem está acostumado com essa lista de itens jurídicos.
A transferência do imóvel, de uma pessoa para a outra, só terá êxito se houver a regularização da propriedade. Ou seja, ele deve estar regular, dentro da lei e, para isso, todos esses documentos importantes precisam estar atualizados e em mãos.
O sucesso de um contrato de venda depende dessa parte que, muitas vezes, soa bastante burocrática, mas que é fundamental.
Dívidas
Além da regularização do próprio imóvel, é imprescindível que outro tipo de regularização esteja em dia. Estamos falando da situação regular do proprietário, a pessoa que está colocando o imóvel à venda.
Portanto, outro fator que pode impedir a venda de um imóvel são as dívidas em nome do vendedor da propriedade. Para evitar transtornos, o CPF precisa estar regular, isto é, sem dívidas em aberto, especialmente evitando qualquer pendência relativa a impostos.
Falta de valorização da propriedade
Como comentamos acima, a valorização de um imóvel passa por inúmeros critérios. O bairro e a microrregião em que ele está localizado, por exemplo, contam muito para entender se é uma zona bem desenvolvida, com fácil acesso a serviços e conveniências, e, logo, bem valorizada.
Nesse sentido, a valorização também passa pelas características que envolvem a estrutura do imóvel em si. É por isso que o que pode impedir a venda de um imóvel é justamente a negligência com reparos que beneficiam a propriedade e, por consequência, a valorizam.
Por isso, é importante perceber bem os pontos da estrutura interna que podem deixar a desejar. Pintura inacabada, marcas de infiltração, janelas que não abrem 100% ou qualquer outra reforma ou melhoria que possa prejudicar a imagem deste imóvel.
Além de mudanças na estrutura, lembre-se, também, que a apresentação conta muito. Então, manter o local limpo e bem arejado ajuda o proprietário a manter essa negociação com futuro promissor.
Agora que você já conhece um pouco mais dos fatores que podem impedir a conclusão de um negócio de imóvel à venda, que tal anunciar imóvel com a Auxiliadora Predial?
Aqui você conta com um time de especialistas que toma conta do seu anúncio gratuito do início ao fim: da precificação à entrega das chaves. Acesse agora e saiba mais.