Redação

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19/02/2024

Com o aumento da popularidade do Home Office, os locais de moradia tem se adaptado para atrair pessoas adeptas desta modalidade de trabalho. Porém, existem limites e orientações que podem ser estabelecidos para que não ocorra nenhum problema entre os condôminos.


Nesta publicação, falaremos tudo sobre as normas que devem ser estabelecidas, dicas para a convivência dos moradores e como o seu condomínio pode ficar alinhado com o home office para atrair mais moradores. Fique conosco e saiba mais!

Quais são as regras do home office em condomínios?

Quando falamos de trabalho remoto, especialmente quando o morador está utilizando das áreas comuns para fazer seus serviços, as regras precisam se manter as mesmas para todos, pensando na boa convivência entre todos. Estas são algumas orientações que precisam ser seguidas:

  • Horário da área comum: dependendo de onde o home office esteja ocorrendo, existem períodos de tempo específicos para certos locais, visando a segurança, as leis referentes ao silêncio e o período de trabalho dos funcionários;

  • Uso adequado e marcações de reserva: em certos casos, para melhor organização e controle, pode ser necessário que se faça um pedido antecipado para usar algumas áreas comuns, como os salões, por exemplo;

  • Tipos de trabalho permitidos em condomínio: dependendo da convenção coletiva, alguns tipos de trabalho não são permitidos, especialmente aqueles que podem envolver muitos ruídos, de alto risco ou que envolvam muitas pessoas externas;

  • Alteração estrutural das áreas comuns: não é permitido, em hipótese alguma, que os moradores alterem a arquitetura das áreas compartilhadas dos ambientes para benefício próprio. Mesmo quando é na própria residência, precisa ser conversado com o síndico para entender se compromete outros condôminos.

Home office em condomínios: regras como adaptar seus espaços

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Como oferecer uma boa estrutura de home office?

Crie ambientes confortáveis

Pense em espaços ergonômicos para aqueles que usam os ambientes do condomínio para trabalho! Ações como a compra de cadeiras confortáveis e mesas adaptadas para notebooks podem fazer a diferença em como os condôminos enxergam sua administração.


Além disso, a climatização com ar-condicionado e a possibilidade de comprar lanches e bebidas de forma prática incentivam as pessoas a consumirem dentro do próprio prédio, fomentando a economia do condomínio.


É possível, caso haja demanda, criar um espaço dedicado ao coworking em alguma área que não é normalmente utilizada, caso a solicitação seja aprovada previamente em convenção de condomínio.

Ofereça internet nas áreas comuns

Para facilitar a vida de quem precisa de internet constante e não quer trabalhar dentro de casa, a contratação de um plano para as áreas onde ocorrem o trabalho remoto irá incentivar a utilização dos serviços do condomínio.


Esta é uma medida que não beneficia apenas quem está em teletrabalho, mas a todos os moradores, especialmente em momentos de queda na internet, o que se torna um grande atrativo para morar no local.

Home office em condomínios: regras como adaptar seus espaços

Tenha organização na marcação de horários

Com o objetivo de evitar conflitos em relação a espaços e sua utilização, é necessário ter uma administração organizada com as reservas, a limitação de pessoas por área, horários previamente estabelecidos e máximo de horas, por exemplo.


Dessa forma, além de evitar superlotação, se torna mais fácil entender caso algum dano ao condomínio seja feito, questões relacionadas à limpeza, excesso de ruídos e outros problemas que podem ocorrer. 

Estabeleça regras claras e acessíveis

Já falamos de algumas orientações que podem ser feitas, que são relacionadas ao tipo de trabalho, quais áreas podem ser usadas e seus horários. Porém, para maior transparência, todas essas regras precisam estar de fácil acesso para os condôminos.


Crie um documento com todas as regras aprovadas em convenção coletiva, além de colocar as regras específicas dos locais de trabalho de forma visível em comunicados. Dessa forma, você tem a oficialização do que foi acordado e o condomínio poderá se resguardar em caso de qualquer problema judicial.

Conheça a administração de condomínios da Auxiliadora Predial!

Para ter maior segurança ao estabelecer o home office dentro do seu condomínio, o síndico precisa de muita organização e um bom sistema de administração de condomínios. Nestes momentos, conte com quem tem mais de 90 anos de experiência no mercado imobiliário.


Aqui, temos décadas de experiência com todos processos do condomínio, visando  prover orientação e organização direcionada à uma gestão com segurança, regularidade e transparência a todos os condôminos Para saber mais, clique aqui e entre em contato conosco!


Para mais dicas do universo imobiliário e de condomínios, acesse o Blog da Auxiliadora Predial.

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