Com o aumento das temperaturas, ondas de calor e férias, o uso de energia nos condomínios se torna mais elevado e garantir que a luz esteja sempre disponível é uma responsabilidade do condomínio e o gerador de energia é uma das possibilidades mais seguras para tal.
Nesta publicação, falaremos mais sobre o que é o gerador de energia em condomínio, como ele funciona, suas vantagens e quais podem ser escolhidos de forma segura. Fique conosco e saiba mais.
Navegue pelo conteúdo
O que é um gerador de energia?
Também conhecido como gerador elétrico, tem como principal objetivo conservar energia para ser utilizado apenas em momentos de emergência, quando houver uma queda no sistema normal de eletricidade, por exemplo.
Existem diversos tipos de geradores, que podem utilizar diesel, gás, energia eólica, natural e até solar para converter-se em energia elétrica e estão presentes em diversos tipos de estabelecimentos, como hospitais, shoppings, supermercados, aeroportos e muito mais. Existem diversas opções de tamanho e capacidade!
Principais vantagens do gerador de energia
Apesar de não ser um investimento barato, o gerador de energia em condomínios pode trazer diversas vantagens para a boa convivência além da eletricidade constante, como por exemplo:
- Evitar que pessoas fiquem presas dentro de elevadores;
- Maior segurança com os sistemas de monitoramento e iluminação constante;
- Gestão do consumo à longo prazo, gerando economia;
- Valorização do imóvel em aluguel ou venda pela garantia de eletricidade;
- Garantia de suporte para pessoas que dependem da energia no home care;
- Evitar prejuízo pelo descarte de alimentos dos condôminos em quedas longas de energia;
- Maior possibilidade de lazer no período noturno
Entre diversos outros benefícios que fazem o investimento valer muito a pena. Mas, diante das possibilidades, qual é o ideal para cada tipo de condomínio?
Como escolher o gerador de energia ideal?
A quantidade de energia necessária que um gerador precisa proporcionar ao condomínio varia muito com a quantidade de moradores, consumo médio de energia no mês ou se a ferramenta será cogitada apenas nas áreas comuns para garantir a segurança do entorno.
Neste caso, é necessário fazer o cálculo em watts de tudo que pode ser conectado no gerador e comprar um que proporcione sobra confortável para evitar qualquer imprevisto. Geralmente, esse cálculo é feito em quilowatt, a cada 1000 watts.
Algumas pesquisas mostram que o consumo médio de cada casa pode variar de 150 a 360 kWh, enquanto condomínios podem gerar até 5000. Porém, o mais inteligente é conversar com alguém especializado na área para ter certeza do consumo médio e quais são os seus objetivos com o gerador de energia.
Para ajudar o seu condomínio com a gestão financeira desses investimentos, conte com a Auxiliadora Predial!
Conheça a administração de condomínios da Auxiliadora Predial!
O gerenciamento financeiro e de situações delicadas podem gerar muito tempo. A organização de pessoas e o fluxo de caixa são essenciais para um condomínio saudável e a Auxiliadora Predial pode te ajudar em todos estes pontos!
Nós temos, por exemplo, uma área específica no nosso setor de produtos para te atender caso o seu condomínio queira instalar um gerador para te dar todas as orientações possíveis neste momento.
Temos mais de 90 anos de expertise no mercado imobiliário e também contamos com um serviço de administração de condomínios excepcional, te auxiliando em todos os processos do condomínio. Acesse nossa página para saber mais.
Caso esteja procurando mais informações como esta, além de dicas do mercado imobiliário de aluguel e vendas, dê uma olhada no nosso Blog.