O mercado de franquias no Brasil tem uma história de êxito para contar. Conforme os últimos dados de desempenho do setor, se vê um crescimento constante na expansão de lojas em sistema de franquia.
Dentro desse grande universo, diversos setores mostram destaque nesse modelo de negócio. Um deles é o modelo de franquia imobiliária, isto é, investir na abertura de uma franquia para atuar no mercado imobiliário.
É por isso que neste texto você vai aprender um pouco mais sobre o mundo do franchising, como funciona uma franquia imobiliária, além de outras curiosidades. Vamos lá?
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As franquias brasileiras em 2022
Segundo os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias no Brasil tem muitos motivos para comemorar, sobretudo depois do ano de 2022.
A entidade que representa o setor de franchising – como é chamado – divulgou o desempenho do setor no país em 2022. Depois de um período desafiador de pandemia, assim como foi para outros mercados, o último ano foi de puro crescimento.
Com um faturamento superando os R$ 211 bilhões em 2022, o crescimento foi de 14%, em comparação ao ano anterior. Os bons índices também puderam ser vistos no número de unidades abertas ao longo do período no Brasil. Ao todo, o número de unidades expandiu 7,8%, chegando a mais de 184 mil operações.
Além disso, o número de redes também apresentou evolução. O aumento de redes no Brasil foi de 6,8%, ultrapassando o número de 3 mil marcas.
Para 2023, a projeção de crescimento é de 9,5% a 12%. Como é possível ver, trata-se de um mercado em constante evolução e que comprova, pelos números e por sua realidade, a alta rentabilidade das franquias.
Ainda conforme a entidade que representa as franquias, esse mercado se subdivide em 11 segmentos. Um deles é o Casa e Construção, do qual faz parte o mercado de franquia imobiliária. Vamos, então, saber um pouco mais?
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O que é franquia imobiliária?
Você deve estar agora se perguntando como funciona e o que é uma franquia imobiliária. Neste formato de negócio, uma franqueadora fornece aos seus franqueados o seu know how de mercado – ou seja, seus conhecimentos práticos decisivos para a competitividade – e direitos relacionados ao uso de marca e uso de reputação.
Com essa relação, a franqueadora deve oferecer um suporte completo aos seus franqueados, e é por isso que, geralmente, trata-se de uma imobiliária com marca muito forte e relevante no mercado.
Por outro lado, o franqueado irá abrir a sua empresa com a base de uma marca e de recursos de uma “empresa-mãe”, que facilitará o caminho da criação até a adaptação, além do crescimento futuro. Para o franqueado, isso representa uma grande segurança no negócio, tendo a certeza que não precisará construir tudo do zero e nem sozinho.
E o franchising tem se mostrado um mercado aquecido e consolidado no Brasil, inclusive com provas desse sucesso também fora daqui. Por exemplo, nos Estados Unidos, as pesquisas indicam que cerca de 89% das imobiliárias são franquias.
Por que investir em uma franquia imobiliária?
Quando um empresário que já atua no ramo ou que é novo no mercado, mas deseja se inserir nessa área, opta por investir em uma franquia imobiliária, são muitos os motivos que influenciam nessa decisão.
A começar pelas questões gerais financeiras, os atrativos são reais. Na franquia imobiliária, duas das principais vantagens estão ligadas aos investimentos iniciais, que costumam ser mais baixos e acessíveis aos novos franqueados; a outra vantagem é o índice de faturamento, extremamente atrativo.
Em outras palavras, abrir uma franquia significa conduzir um negócio que terá uma marca muito forte na sua “retaguarda”, mitigando todos os riscos de um possível insucesso, e por isso que é um modelo mundialmente validado, conforme explica o Head de Operações e Franquias da Auxiliadora Predial, Érico Ribeiro.
É claro que esses são apenas alguns entre os diversos motivos que levam os franqueados a abrirem um negócio aliado a uma marca consolidada no mercado. Outros fatores também são decisivos:
- Estrutura (Marketing, Design, tecnologia e muito mais) padronizada à disposição
- Reputação de marca já consolidada
- Assistência da franqueadora e processos facilitados
- Custos iniciais previsíveis
- Treinamentos e suporte, entre outras vantagens
Vantagens para a franqueadora
A franqueadora, por sua vez, também coleciona vantagens nessa relação de mercado, é claro. Enquanto vai conquistando novos franqueados, também vai fortalecendo a imagem e a força da sua marca para o trade e para o público.
Ainda, é a partir dessa estratégia que torna possível sua expansão geográfica, chegando a novos estados e cidades, além de conseguir escalar o negócio e acumular inteligência de mercado.
Como é ter uma franquia imobiliária da Auxiliadora Predial?
Agora que você já sabe um pouco mais de como funciona o franchising, o que é franquia imobiliária e a relação entre franqueadora e franqueado, que tal conhecer um pouco mais sobre as franquias da Auxiliadora Predial?!
Quando uma pessoa decide investir e se tornar franqueada da Auxiliadora, ela está, automaticamente, se inserindo no mercado imobiliário com a reputação de uma marca com:
- 92 anos de história no mercado de aluguéis, vendas e condomínios
- 16 anos como franqueadora
- Mais de 60 agências fazendo parte da mesma rede – nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo
- Mais de 55 mil imóveis cadastrados e mais de 9 mil imóveis locados
- Mais de 6 milhões de acessos ao site no ano
- Mais de R$ 1,3 bilhão em vendas/ano (VGV), além de outros destaques
Na prática, tudo isso se reflete em um suporte total ao novo franqueado. Ele recebe apoio em todo o processo de abertura da sua loja – desde a escolha do local até o amplo funcionamento.
Outro caso muito comum são gestores que já atuam no ramo imobiliário, mas que, por uma estratégia de mercado, optam por alterar a bandeira – ou seja, alterar a marca do negócio -, tornando-se franqueados de uma rede.
No caso da Auxiliadora Predial, a gestão de franquias é um caso de excelência. Tanto que já recebeu, justamente, o Selo de Excelência em Franchising da entidade que representa o setor, a Associação Brasileira de Franchising (ABF), por 10 anos consecutivos, incluindo o último prêmio em 2023. É, atualmente, a franquia imobiliária mais premiada pela ABF.
Essa excelência se reflete, além da sua presença de mercado, no serviço prestado, entre processos e suporte, inteligência de Marketing, gestão de talentos e muito mais.
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