Depois de arrasar nas provas e passar no vestibular, começa uma nova fase na vida de qualquer jovem: comemorar a conquista da vaga na universidade e começar a morar sozinho para estudar.
Navegue pelo conteúdo
A nova jornada universitária
Para quem é aprovado em faculdades longe de casa, é hora de mudanças grandes e novas perspectivas. Chega o momento de deixar a casa dos pais e todas aquelas comodidades, como comida sempre pronta, roupas lavadas, e o convívio diário com a família.
Mas, por outro lado, é a chance de descobrir um novo mundo. É tempo de conhecer novas pessoas e viver experiências que antes pareciam impossíveis. Essa é a realidade de muitos jovens e, com ela, vêm novos desafios e grandes responsabilidades.
Com a concorrência acirrada nos vestibulares, muitos buscam vagas em universidades de outras cidades ou até estados. Assim, encontra-se a necessidade de um novo lar para que os estudos continuem viáveis.
Uma boa pedida é dividir o aluguel com um colega, deixando o período de estudos mais econômico, já que as contas de água, luz e internet também são divididas. Para quem prefere mais privacidade, assumir sozinho as despesas é o caminho.
Seja qual for a escolha, é essencial ser organizado para lidar com as tarefas de casa, como fazer compras, manter a limpeza e a organização, sem deixar que isso atrapalhe a rotina de estudos.

Dicas para morar Sozinho para estudar
Já está de mudança ou quase lá? Sem estresse! É normal ficar perdido no começo. Vamos às dicas:
Conheça a cidade: planeje uma visita à cidade da sua universidade. Conheça mais sobre o clima, transporte, comércio e tudo o mais. Falar com moradores ajuda a descobrir os melhores caminhos e lugares.
Compre o essencial: na empolgação de morar sozinho, a gente quer arrumar tudo de cara. Comece com o básico e, aos poucos, ajuste a decoração do seu jeito.
Faça um checklist: liste tudo que você não pode ficar sem – como eletrodomésticos, móveis e utensílios menores. Isso vai facilitar bastante.
Fique de olho nas finanças: com novos gastos, cuide bem do seu orçamento. Faça uma reserva para imprevistos e economize sempre que der.
Mantenha a organização: seu novo espaço vai ser tanto de estudo quanto de descanso, então mantenha tudo em ordem para um ambiente agradável.
Curta o momento: decidir morar sozinho para estudar é um grande passo para a independência. Aproveite ao máximo, convide amigos, cozinhe receitas diferentes e divirta-se. Só não esqueça de manter o foco nos estudos!
Para mais dicas, acesse o Blog da Auxiliadora Predial!