Desde meados de março de 2020, o mundo todo se viu diante de um novo desafio, que transformou completamente o dia a dia de cada um.
Regras de distanciamento social, uso de máscara, higienização constante das mãos e objetos pessoais… A maioria destes hábitos se tornaram comuns na rotina das pessoas, em prol de um bem maior: a proteção da saúde de todos e a prevenção contra o novo coronavírus.
Para os Condomínios, não foi diferente. A pandemia de Covid-19 trouxe uma série de imposições drásticas, determinadas pelo poder público e colocadas em prática pelos Síndicos.
Fechamentos de áreas comuns (piscinas, playgrounds, academia, entre outros) e limitações na ocupação de espaços, foram algumas das medidas que precisaram ser implementadas, como forma de conter a situação.
Em muitos Condomínios, nos lugares que antes eram de livre circulação e uso dos Moradores, especialmente os fechados (como os salões de festa), continuarão sendo mantidas as regras de agendamento prévio e restrições no número ocupantes, assim como os reforços de higienização.
O trabalho em home office, a implantação das assembleias virtuais a transmissão e acesso a documentos de modo on-line, o uso de assinaturas digitais e até mesmo a opção por sistemas de portarias remotas, são alguns dos aspectos tecnológicos que também se popularizaram durante o período de pandemia e que continuarão fazendo parte da vida nos Condomínios
Com destaque especial, a assembleia virtual, inicialmente instituída pela Lei nº 14010/2020, foi recebida com desconfianças no começo e, hoje, acabou se consagrando com uma ferramenta que facilita e aumenta a participação dos condôminos na tomada de decisões importantes. Ainda que a vigência da lei referida tenha sido encerrada, o fato não impediu a continuidade da utilização dessas reuniões digitais.
O trabalho virtual e as aulas remotas continuarão convivendo com os barulhos rotineiros dos vizinhos e das reformas em outras unidades, sendo este um dos grandes desafios atuais dos Síndicos, que ficam responsáveis por equacionar esta convivência. Da mesma forma, o aumento no número de compras pela internet também exigirão melhorias constantes nos procedimentos de recebimentos e entregas das encomendas pelos porteiros.
Diante desta realidade, o que se mostrou como certeza é que, cada vez mais, ter uma gestão operacional e administrativa eficiente é o que faz toda a diferença na adaptação dos Condomínios a qualquer situação de urgência.
Clique aqui e fique por dentro das facilidades que temos para o seu Condomínio.
*Este texto foi elaborado em parceria com a RRF Advogados.