Solicitar a ligação da energia em um imóvel recém alugado conosco é um processo muito simples, que pode ser realizado de modo 100% online.
Por isso, pensando em facilitar este momento para você, nós preparamos um artigo com um passo a passo completo sobre o que deve ser feito, confira só:
Navegue pelo conteúdo
Solicitando ligação de energia em Porto Alegre e outras cidades do Rio Grande do Sul
Vá até o site da Equatorial Energia – CEEE e escolha a opção “Nova Ligação”, situada na página inicial. É muito importante ter em mãos o CPF do titular presente no contrato de locação.
Na nova página, vá na opção “Serviços”, no canto esquerdo da tela. Depois, clique em “Solicitar Ligação”.
Preencha a tela com o CPF do titular do contrato de locação.
Depois, preencha as telas seguintes com os demais dados do titular, do endereço onde está sendo solicitada a ligação de energia e das questões relativas à cobrança da conta de luz.
Se tiver alguma dúvida, utilize o canal de atendimento da Equatorial Energia – CEEE ou fale conosco.
Solicitando ligação de energia no interior do Rio Grande do Sul
Para as cidades de São Gabriel, Caxias do Sul, Santa Maria, São Pedro do Sul, Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Venâncio Aires, Cachoeira do Sul, Bom Retiro do Sul, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, São Leopoldo e São Sebastião do Caí, a empresa a solicitar a ligação de energia é a RGE.
Acesse o site da RGE e vá em “Ligação nova”, logo no início da página inicial.
Depois, o site simula algumas situações em relação às novas ligações. Escolha a que melhor se encaixa com a sua situação.
Depois, basta preencher a tela abaixo com o CPF e nome do titular do contrato de locação. Nas telas seguintes você deverá informar os demais dados do titular, o endereço para o qual está sendo solicitada a ligação de energia e as questões relativas à cobrança da conta de luz.
Solicitando ligação de energia em Santa Catarina
Vá até o site da CELESC e, logo na página inicial, selecione a opção “Ligação nova”.
Depois, na tela abaixo, selecione a opção “Por formulário online” para informar qual caso de ligação se encaixa com a sua necessidade.
A tela seguinte será explicativa dos anexos e informações que serão necessárias para a ligação, como, por exemplo, uma foto em modo selfie do titular segurando um documento oficial. Leia com atenção.
Depois, é só acessar o site final do cadastro, preencher com os dados do titular e do endereço do qual está sendo solicitada a ligação e está pronto.
Solicitando ligação de energia no estado de São Paulo
Acesse o site da Agência Virtual da Enel e depois vá em “Ligação de apartamentos e salas”.
Você deverá ter em mãos o endereço do local que será executada a ligação e documento do titular. Então, nas telas seguintes basta preencher os campos com todos esses dados.
Desligamento de Energia
Da mesma forma, existem regras para solicitar o desligamento de energia do imóvel. Vamos ver como funciona?
Quem deve solicitar o desligamento da energia do imóvel?
- O proprietário, assim que a locação do imóvel for confirmada;
- O inquilino, assim que desocupar o imóvel.
O processo de solicitação do desligamento é feito da mesma forma nas duas situações citadas acima, basta consultar abaixo o passo a passo da companhia de energia que atua na sua região:
Equatorial Energia – CEEE (RS)
1. Acesse a Agência Virtual da Equatorial Energia – CEEE.
2. Faça o login com o CPF do titular e senha.
3. Informe o número de sua instalação (quadro amarelo da sua conta de luz).
4. Depois é só pedir o desligamento.
RGE (RS)
1. Acesse a Agência Web da RGE.
2. Vá até a opção “Desligar energia” e faça o login com o CPF do titular e senha.
3. Preencha as informações e solicite o cancelamento do seu contrato de fornecimento.
CELESC (SC)
1. Acesse a Agência Web da CELESC.
2. Faça login com o nº da sua Unidade Consumidora (presente na sua conta de luz) e insira seu CPF.
3. Clique na opção “Desligar Unidade”, preencha as informações e solicite o cancelamento.
Enel (SP)
1. Acesse a Agência Virtual da Enel.
2. Faça seu login com e-mail e senha do titular, selecione a opção de desligar energia, preencha as informações e conclua o pedido.
Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a sua companhia de energia por um dos telefones a seguir:
Equatorial Energia – CEEE
0800 721 2333
RGE
0800 970 0900
CELESC
0800 048 0196
Enel
0800 727 2120
O que fazer em caso de queda de energia?
Você pode entrar em contato com a empresa de energia através dos canais abaixo. Estas são algumas das opções disponíveis:
1. Via Telefone:
- Ligue para o número de emergência da sua empresa de energia: A maioria das empresas possui um número de atendimento emergencial 24 horas. Esse número geralmente está disponível na sua conta de luz ou no site da empresa.
2. Via Aplicativo:
- Aplicativo da Empresa de Energia: Muitas empresas de energia possuem aplicativos móveis onde você pode reportar a falta de luz, verificar o status de atendimento e acessar outros serviços. Certifique-se de baixar o aplicativo oficial da sua empresa de energia e siga as instruções para notificar a falta de luz.
3. Via SMS:
- Envio de SMS: Algumas empresas oferecem a opção de notificação via SMS. Geralmente, você deve enviar uma mensagem com o texto “LUZ” seguido do seu código de cliente para um número específico (este número estará disponível na sua conta de luz ou no site da empresa).
4. Via Site:
- Portal Online: Acesse o site oficial da empresa de energia e procure a seção de “Serviços Online” ou “Falta de Energia”. Normalmente, há um formulário para reportar a falta de luz.
5. Redes Sociais:
- Canais de Atendimento em Redes Sociais: Algumas empresas utilizam redes sociais como Facebook e Twitter para atendimento ao cliente. Verifique se sua empresa de energia oferece esse serviço e como você pode utilizá-lo para reportar problemas.
Dicas Adicionais:
- Tenha em mãos: O seu código de cliente (encontrado na fatura) e o endereço completo do local afetado pela falta de luz.
- Segurança: Se a falta de energia for causada por uma situação perigosa, como fios elétricos caídos, informe imediatamente e mantenha distância do local até a chegada da equipe de atendimento.
- Informações Complementares: Forneça detalhes adicionais que possam ajudar a empresa a localizar e resolver o problema mais rapidamente.
Exemplos de Contato por Região:
- CEEE Distribuição (Rio Grande do Sul):
- Telefone: 0800 721 2333
- SMS: Envie “LUZ” + código do cliente para 27307
- Site: CEEE Serviços Online
- Aplicativo: Disponível para Android e iOS
- Enel Distribuição (São Paulo):
- Telefone: 0800 72 72 120 (varia por região)
- SMS: Envie “LUZ” + código do cliente para 27373
- Site: Enel Serviços Online
- Aplicativo: Disponível para Android e iOS
Celesc (Santa Catarina):
- Telefone: 0800 048 0196
- SMS: Envie o código da unidade consumidora para 48196
- Site: Celesc Serviços Online
- Aplicativo: Disponível para Android e iOS
Para mais informações sobre imóveis alugados, seus problemas como lidar com eles, acesse o nosso Blog.