Todo ano a busca por apartamentos para estudantes é uma movimentação clássica. Com a época de vestibulares, transferências e outros processos de ingresso para o ensino superior, a palavra “mudança” fica em alta.
De antemão, o momento já vem combinado com a necessidade de um novo lar. Seja em função de uma nova cidade ou, então, pela independência em si.
Por isso, neste Guia Completo vamos apresentar todos os pontos de atenção e dicas fundamentais para dar esse importante passo enquanto estudante. Vamos nessa?
Navegue pelo conteúdo
Onde você quer estudar?
Antes de tudo, uma mudança como essa, em pleno início de vida universitária, precisa estar conectada com um elemento central.
Primeiramente, entenda onde você quer estudar. Isso mesmo, estamos falando de desejos, de planos e de vontade. Em qual instituição de ensino superior você tem vontade de estudar?
A resposta para essa pergunta vai ajudar você não só a se guiar em relação à faculdade escolhida. Vai muito além disso!
Em outras palavras, definir a instituição de ensino e o curso colocará clareza em relação à cidade e ao bairro ideal para morar, e, aí sim, você já pode começar a buscar apartamento para estudantes.
Inclusive, essa escolha do curso que deseja iniciar é uma das mais fundamentais.
Sob o mesmo ponto de vista da escolha da cidade, definir a área que deseja cursar ajuda a visualizar a região onde se concentram os campi correspondentes. Muitas instituições dividem seus prédios de ensino conforme a área e em diferentes regiões da cidade.
Leia também:
É a hora de morar sozinho para estudar
Como otimizar o espaço do seu JK, Kitnet ou Loft?
Faça o reconhecimento do local
Agora que você já sabe em qual cidade pretende estudar e viver, além da região aproximada onde deverá estudar, vá para a etapa da ambientação.
Do mesmo modo que é preciso escolher onde estudar e viver, você precisa conhecer sobre qual lugar está falando.
Antes mesmo de iniciar as buscas por apartamento para estudantes, procure analisar muito bem a região.
Então, se o novo destino envolve outra cidade, faça uma viagem de reconhecimento do local. Portanto, conheça a localidade, clima, transporte público, comércio, atividades culturais e tudo o que envolve o lugar.
Além disso, aproveite o momento para conversar com os moradores locais e entender como deve ser o seu futuro trajeto de ida e de volta para as aulas.
Organize o lado financeiro
Se você vai mudar de cidade, é preciso organizar, também, a vida financeira. Em outras palavras, manter os olhos bem abertos em relação às finanças é fundamental.
Em todo processo de mudança é comum que os gastos fiquem além do previsto. Por exemplo, se o dinheiro reservado serve para cobrir os valores do transporte de móveis e eletrodomésticos, além das despesas do primeiro mês, os planos podem mudar.
Infelizmente, isso é natural. A maioria dos trâmites de mudança envolve uma série de gastos já previstos e, ainda, valores direcionados para o que ocorrer de última hora.
Adaptar, melhorar, comprar algo novo. Nesse meio tempo, seja na casa ou em seus próprios pertences, tudo pode acontecer.
Então, o melhor a se fazer é contar com uma reserva financeira que tenha uma boa “folga” em relação ao que se pretende gastar. Para isso, preveja as despesas, coloque tudo no papel.
De todo o montante, separe uma parte como uma reserva. Sim, aquele dinheiro de um gasto extra que sua mãe sempre falou que é preciso ter, mas você nunca deu muita bola.
Por fim, economizar deve se tornar um hábito. Optar pelo melhor custo-benefício na hora de comprar algum produto, evitar gastos com supérfluos e adquirir somente o essencial.
Para morar sozinho, a sua casa não precisa estar 100% equipada. Algumas coisas são adquiridas com o passar do tempo e comprar tudo de uma vez pode ser um passo que você não deve dar agora.
Crie hábitos (por você)
Não tem problema se tudo é muito novo para você e nunca se imaginou vivendo na própria casa.
Por outro lado, o problema só surge quando você não olha para isso com cuidado, carinho e sensibilidade – até com você mesmo (a).
Em outras palavras, seus hábitos e a sua forma de viver vão definir como será essa jornada. Você prefere passar seus dias em um ambiente caótico ou buscar formas de manter tudo em dia?
Portanto, crie hábitos de organização diária. Outro ponto: não sabe cozinhar? Comece pelo básico, mas também crie bons hábitos sobre a sua alimentação.
A independência na hora de buscar um apartamento para estudantes também está nessas ações. Garantir um ambiente saudável, que será seu espaço de estudos e de descanso, é necessário. Da mesma forma, providenciar uma boa alimentação é sua responsabilidade – e em benefício próprio.
Isso influencia, inclusive, na casa que você irá morar, já que mantê-la em boas condições é um compromisso seu.
Investigue os bairros
Agora, depois de entender de qual cidade estamos falando e do reconhecimento local, vamos deixar a busca mais específica de um apartamento para estudantes.
Para começar a buscar apartamentos para estudantes é preciso “dissecar” os bairros. Ou seja, busque referências sobre características e a fama de cada bairro.
Sob o mesmo ponto de vista é fundamental saber o que a região oferece, opções de serviços próximos e, é claro, proximidade com as instituições de ensino.
Qual o perfil do estudante universitário brasileiro?
Como seria o perfil, representando a maioria, do estudante das instituições de ensino superior brasileiras?
Conforme o Mapa do Ensino Superior no Brasil, de 2020, a maior parte dos alunos é do sexo feminino, branco, com idade entre 19 e 24 anos, estuda em instituições privadas à noite e fez o ensino médio em escola pública.
Além disso, o perfil do estudante universitário brasileiro revela que a maior parte dos alunos trabalha para ter uma renda de até dois salários mínimos.
Conte com os imóveis da Auxiliadora Predial!
Independente da sua escolha de imóvel, a Auxiliadora Predial possui mais de 90 anos de experiência com propriedades e possui diversas opções para você!
Nós temos possibilidades de aluguel ou de compra nas regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e agora também em São Paulo, próximas das principais faculdades da América Latina. Entre no nosso site para descobrir todas as opções.
Para mais dicas do universo imobiliário, acesse o nosso Blog.