De acordo com notícias, a venda de carros elétricos cresceu 41% no Brasil em 2022. Com o objetivo de ser uma alternativa sustentável para os combustíveis fósseis, esta é uma tendência que deve aumentar ainda mais nos próximos anos.
Contudo, a maioria dos lugares ainda não possui a infraestrutura adequada para o suporte, carregamento e manutenção.
Neste texto, falaremos mais sobre como os carros elétricos mudarão a base dos condomínios e como você pode se preparar.
Navegue pelo conteúdo
Como funciona um carro elétrico?
Diferente de veículos tradicionais, o carro elétrico não requer o uso de qualquer combustível prejudicial para o meio ambiente, já que funciona à base de correntes elétricas que ficam armazenadas na sua bateria.
Os carros elétricos, por utilizarem combustíveis renováveis, também contribuem para o meio ambiente e se tornam uma alternativa muito mais sustentável na luta contra o aquecimento global. Os veículos atuais são responsáveis por mais de 70% do efeito estufa, de acordo com pesquisas.
Desta forma, teoricamente, os carros elétricos abrem possibilidades de economia e maior praticidade para carregar seu combustível. Contudo, os desafios estruturais em certos países podem dificultar e encarecer esta transição, como é o caso do Brasil.
Leia também:
6 ideias de inovações para condomínio para adotar
Corretora de Seguros e condomínios: 6 maneiras de se proteger
O que fazer para ter uma boa convivência em condomínio
Carros elétricos no Brasil
No Brasil, em contraponto a países como Reino Unido e Índia, que já estabeleceram metas para acabar com a venda de veículos utilizadores de combustíveis fósseis, não existe nenhuma meta ou regulamentação mais clara em relação aos carros elétricos.
Além disso, a falta de incentivos para a produção dos transportes no Brasil acaba encarecendo o produto. Atualmente, existem alguns estados onde os carros elétricos estão isentos de IPVA, como o Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraná e outros.
Por isso, o Brasil, em comparação com outros países, ainda tem uma frota diminuta de veículos elétricos: cerca de 3%. Algumas montadoras já começaram projetos para baratear os produtos com produção nacional, mas existem impeditivos que desestimulam o mercado.
A falta de incentivo de produção, junto com as questões relacionadas à infraestrutura urbana para suporte dos carros elétricos e a falta de divulgação sobre os seus benefícios acabam dificultando a inserção destes nas cidades, ruas e condomínios.
Carros elétricos em condomínios
Uma das maiores dúvidas sobre este novo tipo de veículo é referente ao seu carregamento de energia. Afinal, é possível carregar utilizando apenas tomadas comuns, sem a estrutura adequada?
A resposta é sim. Porém, algumas complicações podem acontecer, já que o carregamento é muito mais devagar em comparação aos lugares de estrutura adequada. Junto a isso, podem ocorrer alguns problemas com a bateria do carro e a conta de energia irá aumentar.
Não existe nenhuma legislação nacional referente aos carros elétricos em condomínios, portanto, fica a cargo dos próprios decidirem como será feita a organização e estruturação desta nova tendência.
Instalação de carregadores para carros elétricos
Existem pouquíssimos pontos de carregamento para automóveis elétricos no Brasil, o que encarece e inviabiliza a compra dos veículos e, consequentemente, o avanço do mercado. Por isso, discutir esta questão no seu condomínio pode ser uma boa solução.
Alguns pontos precisam ser levantados antes da instalação de carregadores, como a avaliação da infraestrutura dos prédios, o orçamento para a pesquisa de produtos e a forma com que a conta de luz e a manutenção dos equipamentos serão pagos.
Como administrar os carregadores de carros elétricos
Já existem empresas no país que estão se especializando no carregamento e no suporte de carros elétricos em condomínio e casas com os equipamentos necessários e até gerenciadores de consumo por morador.
Com o passar dos anos, este é um mercado que tende a crescer e trazer mais possibilidades, especialmente com a melhor regulamentação nacional e a tendência mundial de incentivos para quem produz. Portanto, fique de olho e esteja pronto para o futuro!
Para mais dicas sobre condomínios, acesse o nosso Blog. Caso esteja com dificuldades na administração do condomínio e queira contar com uma empresa de qualidade para te ajudar nos desafios orçamentários, gerenciais e estruturais dos carros elétricos e carregadores, entre no nosso site e veja nossos serviços para condomínios!