Quer conhecer mais sobre o bairro Bela Vista (SP)? Então acompanhe a seguir mais detalhes sobre essa incrível região de São Paulo.
O bairro Bela Vista é a escolha de quem deseja morar próximo do centro de São Paulo e também da região da Avenida Paulista. Fácil acesso a linhas de metrô, comércios e toda a efervescência da Avenida Paulista, Rua Augusta e Centro Histórico de São Paulo.
Continue a leitura e vamos te mostrar um pouco mais sobre diversos pontos de um dos bairros mais famosos da região central da cidade.
Navegue pelo conteúdo
Bela Vista (SP): um pouco de história para começar
O nome do bairro, Bela Vista, está diretamente ligado a uma característica do local. Por ser localizado em uma parte alta, é possível ter uma visão ampla das regiões vizinhas. Visão essa que guarda muitos detalhes do passado, já que o bairro mantém vivo muito da arquitetura antiga.
Sua história começou por volta do final do século XIX e começo do século XX, quando imigrantes italianos começaram a se estabelecer por ali, ao chegar na cidade de São Paulo.
O primeiro loteamento oficial aconteceu apenas em meados de 1878, e na época, o bairro Bela Vista era lar de artesãos e pequenos comerciantes. A região era conhecida por outro nome e só por volta de 1910 foi nomeada Bela Vista.
Onde fica o Bela Vista, São Paulo?
Bela Vista (SP) é um bairro com localização privilegiada, como o próprio nome sugere. No coração da cidade, o bairro se estende por boa parte da Avenida Paulista, em direção ao Centro Histórico de São Paulo.
Bela Vista faz fronteira com bairros como Consolação, Liberdade, Sé, Paraíso e Cerqueira César. Possui fácil acesso, sendo que as estações Brigadeiro e Trianon, do metrô, estão bem próximas, na própria Avenida Paulista.
Falando nisso, ainda em obras, a Linha 6 contempla a Estação Bela Vista, que será entre a Avenida Brigadeiro Luís Antônio e as ruas Pedroso e Rui Barbosa. Assim que concluída, a Linha 6 vai conectar a Zona Norte com a região central da cidade de São Paulo, trazendo maior mobilidade urbana e valorizando ainda mais o local.
Na Avenida 9 de Julho, uma importante via da cidade, é possível pegar diversos ônibus, já que o local conta com um corredor de ônibus que corta o bairro de Norte a Sul. Então, realmente, o acesso a essa região é bem facilitado.
Bela Vista por dentro: o Bixiga
Bixiga é o nome de um dos bairros mais famosos e tradicionais da cidade de São Paulo, lar da escola de samba Vai-Vai. O que muita gente não sabe, é que esse é um bairro não-oficial, que fica dentro de Bela Vista, assim como a Vila Itororó e a Grota.
O local já foi o reduto da boemia paulistana e atualmente, é berço da cultura da cidade, com diversos museus, teatros e cantinas tradicionais, recheadas com o melhor da culinária italiana. É uma ótima opção para quem adora descobrir um pouco mais da cultura local, passeando pela cidade.
Arcos do Bixiga, em Bela Vista (SP). Créditos: Gabriel Fernandes
Tá de mudança? Conheça os benefícios de Bela Vista (SP)
Pensando em mudar ou investir e considera o bairro Bela Vista uma opção? Como já comentamos, a região é privilegiada, no centro da cidade. Portanto, existe uma diversidade de serviços, comércio e lazer espalhados pelo bairro.
Bela Vista não é apenas um bairro, é um convite para uma vida mais fácil e agradável. Com uma infraestrutura pensada para atender às necessidades cotidianas, o bairro proporciona acesso a uma variedade de serviços essenciais.
Quando o assunto é saúde, a região conta com o Hospital Nove de Julho, Hospital Sírio Libanês, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, entre vários outros. Além, de duas Unidades Básicas de Saúde e dois hospitais públicos, o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus e o Hospital Bela Vista Santa Dulce.
A educação também é forte no bairro, com diversas opções de ensino que vão desde o ensino público ao privado, do infantil até o superior. Como é o caso da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O que garante a educação em todas as etapas da vida sem precisar se deslocar para outras regiões da cidade.
Para quem quer sair às compras, pode escolher entre três shopping centers espalhados por Bela Vista, o Shopping Frei Caneca, o Shopping Cidade São Paulo e o Shopping Pátio Paulista. Além, é claro, de muitas outras opções de lojas espalhadas pelas ruas do bairro.
Saiba o que fazer em Bela Vista, São Paulo
Há muito o que fazer no bairro Bela Vista, afinal, a região está colada na Avenida Paulista. O que não falta são opções culturais por lá. Além de exposições renomadas que acontecem em locais como o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e a Japan House, você pode aproveitar as inúmeras opções de teatro.
Para quem ama um passeio ao ar livre, acontecem diversas feiras de artesanato e antiguidades durante toda a semana. Além do tradicional fechamento da Paulista aos domingos, com muita diversão, comida e barraquinhas para toda a família.
Conheça onde comer em Bela Vista (SP)
Para quem ama dar um passeio mais gastronômico, Bela Vista não decepciona. Na região do Bixiga existem diversas cantinas italianas, bares, restaurantes e cafés cheios de personalidade, com cardápios variados. Conheça 3 opções!
Famiglia Mancini Trattoria
O Famiglia Mancini é uma opção que combina tradição e inovação. Este restaurante, conhecido por sua decoração peculiar e atmosfera animada, oferece uma fusão de sabores contemporâneos com raízes na culinária italiana.
Tempo da Carne Marcos Bassi
Para os carnívoros de plantão, o Templo da Carne é uma parada obrigatória em Bela Vista. Este renomado restaurante se destaca por oferecer uma experiência gastronômica singular, onde a carne é a protagonista indiscutível
Basilicata – Pão, Empório e Restaurante
A Basilicata é mais do que um local para refeições, é uma experiência gastronômica completa. Com um empório repleto de produtos autênticos, destacando-se pelos renomados pães artesanais de qualidade superior, a Basilicata oferece uma atmosfera charmosa e acolhedora.
Gostou de conhecer um pouco mais do bairro Bela Vista em SP? Confira as opções de imóveis para aluguel e compra disponíveis no site da Auxiliadora Predial e descubra por que Bela Vista é a escolha ideal para viver em São Paulo.
Créditos da capa: José Marques de Oliveira