Você está prestes a conhecer o bairro que entrou na mira dos investidores: o Marcílio Dias, de Porto Alegre. Entenda como uma região que antes era tida como abandonada se tornou a grande aposta financeira do momento.
Marcílio Dias faz parte do Quarto Distrito, fica à beira rio, próximo ao Centro Histórico e de bairros tradicionais da capital gaúcha. Revitalizado e cheio de oportunidades de negócios, virou o ponto de encontro de jovens, boêmios e de diversos comércios.
Quer entender como essa transformação aconteceu? Então continue a leitura!
Navegue pelo conteúdo
Conhecendo o bairro Marcílio Dias, em Porto Alegre
No passado, a região ficou conhecida como um polo industrial da cidade graças à sua excelente localização, que proporcionava um bom plano de logística. Era responsável por abastecer os demais bairros de Porto Alegre e cidades vizinhas, por meio da distribuição da produção das fábricas.
O tempo passou, os aluguéis das regiões vizinhas começaram a ficar mais em conta e as indústrias se mudaram para outros bairros, deixando para trás os prédios imponentes das fábricas. Durante esse período, o Marcílio Dias ganhou fama de abandonado e perigoso, devido às ruas escuras e às grandes construções vazias.
Esse momento difícil do bairro se transformou em oportunidade de negócio. Com a revitalização estrutural do Marcílio Dias e os incentivos fiscais liberados pela prefeitura, a região virou uma área comercial forte e com atrações que agradam todos os públicos, principalmente os jovens, boêmios e empresários que apostam suas fichas em lazer e entretenimento.
Leia também:
Praia de Belas: o bairro de Porto Alegre que tem clima de férias
Passo d’Areia: conheça tudo sobre o tradicional bairro de Porto Alegre
Guia de bairro: tudo o que você precisa saber sobre o Boa Vista em Porto Alegre
Localização
O Marcílio Dias é uma longa e estreita faixa que fica próxima ao Lago Guaíba, perfeito para quem sonha em morar próximo ao rio. Ele faz parte do Quarto Distrito, dividindo espaço com os bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Farrapos e Humaitá.
É o endereço do Porto de Porto Alegre, Ponte do Guaíba, Secretaria de Segurança Pública e vizinho do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Além de ficar próximo da Zona Central de Porto Alegre, permite também que os moradores tenham fácil acesso a serviços, comércios e demais bairros da capital gaúcha.
Comércio local e incentivo fiscal no bairro Marcílio Dias
Com o intuito de atrair comerciantes e empresários para a região do Quarto Distrito, a Prefeitura aprovou, em 2015, uma Lei Complementar do Executivo que isenta o IPTU dos imóveis comerciais para as empresas que escolherem os bairros Marcílio Dias, Floresta, São Geraldo, Navegantes, Farrapos e Humaitá como endereço físico para suas atividades, seja na abertura ou mudança de sede.
Esse incentivo conquistou vários empresários que, além de contar com a revitalização de partes da área pública, também souberam aproveitar bem os espaços vazios do Marcílio Dias: os antigos prédios das fábricas.
Grandes, imponentes e cheios de estilo, essas construções passaram por boas reformas e personalizações, chamando a atenção dos amantes de bares, shows ao vivo, lanchonetes e restaurantes.
No bairro Marcílio Dias, em Porto Alegre, existem muitas iniciativas e polos de inovação, arte, economia solidária e sustentabilidade. Essa movimentação acaba despertando o interesse de jovens e adultos que gostam de acompanhar as expressões de todos esses temas.
O Quarto Distrito é a prova que bairros organizados, incentivos fiscais, criatividade e inovação são capazes de transformações surpreendentes. E todo esse progresso chama atenção não só de comerciantes locais, mas também de investidores que não perdem a chance de fazer negócios lucrativos e financiar novos empreendimentos.
Na mira de investidores
Lembra quando falamos que o bairro ganhou fama de abandonado e perigoso no passado? Isso fez com que os imóveis sofressem uma certa desvalorização.
Atualmente, as mudanças estruturais, fiscais e a atividade do comércio local fez do Marcílio Dias uma aposta aos investidores, justamente pela possibilidade de comprar espaços que sofreram desvalorização e lucrar com a alta cada vez mais crescente da região.
Todas as ações implementadas pela prefeitura, organização dos bairros e incentivos promovem o crescimento da área urbana da cidade. Uma excelente oportunidade para fazer bons investimentos.
Onde se divertir no bairro Marcílio Dias, em Porto Alegre?
Que a região, agora, é conhecida como o endereço dos bares badalados, você já sabe. Chegou o momento de conhecer esses comércios, o que eles têm a oferecer e onde estão localizados. Veja os principais endereços para se divertir, se inspirar e refletir no bairro Marcílio Dias.
4 Beer Cerveja e Cultura
É conhecido como um dos maiores bares cervejeiros de Porto Alegre. Está entre os primeiros a abrir no Quarto Distrito, em meados de 2016 e, desde então, segue sendo referência para os gaúchos que não dispensam uma boa cerveja.
No 4Beer você tem à sua disposição 34 torneiras de cerveja. Rótulos como Polvo Loco e Diefen fazem parte da carta de bebidas da casa, que, além de comercializar marcas conhecidas, também produz opções no próprio bar.
Não pense que esse bar vive só de cerveja: os petiscos e hambúrgueres são bem conhecidos e fazem sucesso entre os clientes e amigos do bar.
Caso queira conhecer melhor um dos maiores bares cervejeiros da capital gaúcha, é só chegar até o balcão. O estabelecimento atende de segunda a sábados nos horários divulgados em suas redes sociais.
ZISPOA
Assim é conhecida a Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre, uma organização popular independente que tem como objetivo transformar o estado do Rio Grande do Sul em um dos lugares mais sustentáveis e inovadores da América Latina até 2030.
O movimento combina 6 elementos essenciais para promover essa transformação:
- Inovação e tecnologia;
- Empreendedorismo e startups;
- Sustentabilidade e eficiência de recursos;
- Criatividade e colaboração;
- Gestão comunitária participativa;
- Ambiente amigável aos negócios.
Todas essas forças combinadas, somadas ao esforço e dedicação dos participantes, geram mudanças significativas na região da Zona Central, especialmente no Marcílio Dias e Quarto Distrito.
Agulha
Desde 2017, o bar e casa de show Agulha oferece uma programação cultural eclética, agradando diversos perfis de públicos. Nomes como Rico Dalasam, Metá Metá, Francisco El Hombre, Mac Julia e Jean Tassy já animaram a noite da capital gaúcha com suas apresentações.
O espaço também tem a oferecer diferentes opções de cervejas, drinks e petiscos. Além da belíssima decoração cheia de personalidade, com móveis e artigos garimpados em antiquários.
Vila Flores
Você conhece essa comunidade criativa? O Vila Flores é um complexo arquitetônico, que reúne fomentadores culturais, empreendimentos criativos, artistas e entusiastas em atividades educativas e de inovação social em um único espaço.
O Vila acredita no poder das conexões e possibilita esses encontros por meio da arte e cultura. Atualmente o espaço é formado por mais de 40 iniciativas das mais diversas áreas, totalizando mais de 100 empreendedores compartilhando visões e objetivos semelhantes e colaborativos. Vale a pena conhecer o espaço e tudo o que ele tem a oferecer.
Fuga Bar
Inaugurado em 2019, o Fuga Bar é o queridinho do Quarto Distrito. Sua decoração chama atenção e ganha o coração de seus clientes, fazendo do espaço, um dos preferidos pela clientela que vai até a região para se divertir.
Os pallets, contêineres e fachada original muito bem preservada, dão o toque especial na composição de três ambientes: a área de shows com apresentação de música ao vivo; outro com cervejas e drinks autorais e, por último, mas não menos importante, as comidas, que ficam à disposição em food trucks no pátio externo do estabelecimento.
Dunk Park
O bairro Marcílio Dias e o Quarto Distrito também são ambientes de esporte. O Dunk Park é uma casa de basquete em Porto Alegre, perfeito para quem não abre mão de se exercitar e se divertir ao mesmo tempo.
Além do esporte, o espaço também oferece opções em bebidas e comidas para a comemoração (ou não) após as competições e treinos.
Parque Jaime Lerner (ou Parque Urbano da Orla de Guaíba)
Ao longo de 1,3 quilômetro de extensão, o Parque Jaime Lerner foi criado em 1970 para conter as cheias do rio. A proposta, que tinha como principal objetivo evitar os alagamentos na cidade, se tornou também um ponto turístico do bairro Marcílio Dias.
Após sua construção, a população pôde ter acesso à borda d’água do rio Guaíba e a todas as vantagens que se tem com um projeto urbanizado.
Desenvolvido para atender a população não só com uma bela vista, mas também com um espaço privilegiado para praticar atividades ao ar livre e tomar chimarrão num fim de tarde com os amigos enquanto aprecia um belo pôr do sol.
Todos os espaços citados contam com fácil acesso. Por estar localizado em uma zona central de Porto Alegre e próximo dos principais bairros da cidade, não é difícil se locomover de carro, por carros de aplicativos ou usar o serviço público de transporte.
Atualmente, o Quarto Distrito oferece áreas residenciais e empreendimentos inovadores, além de excelente oferta de serviços e comércios. É uma região pulsante.
Agora que você já sabe todos os pontos positivos do bairro Marcílio Dias, que tal estudar a possibilidade de investir em um imóvel na região? Comercial ou residencial, a opção de fazer negócio em um bairro em ascensão é excelente para quem busca investimentos promissores.
Conte com especialistas no mercado imobiliário para esta transação. Além de pesquisar a melhor opção dentro das suas expectativas, ele também está habilitado para auxiliar em toda a tratativa que envolve a compra ou locação de um imóvel, seja ele comercial ou residencial. Fale com a Auxiliadora Predial.