Na busca pelo melhor lugar para morar, as comodidades do entorno são sempre consideradas quando se trata de qualidade de vida, conforto e segurança. Nestes momentos, a área comum do condomínio pode ser considerada.
Neste texto, falaremos mais sobre o que é ela, alguns exemplos, suas regras e muito mais. Continue conosco para descobrir!
Navegue pelo conteúdo
O que é a área comum do condomínio?
Por definição, a área comum do condomínio é aquela que pode ser usada por todos os condôminos e que não está no espaço de um apartamento ou loja comercial. Por isso, a sua limpeza, administração e reformas são responsabilidades do condomínio.
Alguns exemplos de áreas comuns são salões de festa, corredores, piscinas, quadra poliesportiva, entrada e outros. É importante dizer que, mesmo com o livre uso pelos condôminos, a área comum do condomínio possui regras para a segurança do local, especialmente em locais onde se exigem profissionais, como a academia.
Além disso, se acordado previamente, podem existir mudanças de regras destas áreas comuns, visando sempre o bem-estar de todos. Apesar de ser responsabilidade da administração, todos precisam cuidar para que estes locais sejam bem utilizados.
Leia também:
Quais são as regras do salão de festa em condomínio?
Carros elétricos em condomínio: como se preparar para o futuro?
Vagas de garagem em condomínio: o que pode e o que não pode ser feito?
Regras da área comum de condomínio
Dependendo do local que for utilizado, especialmente em salões de festa, academias e piscinas, existem limitações de tempo que são previamente estabelecidas em assembleias. Além da segurança, estas questões são importantes para cumprir leis de silêncio ou das categorias profissionais.
Junto a isso, como é responsabilidade do condomínio, os moradores também não estão permitidos a reformarem livremente o local, além de não poderem obstruir a área que é compartilhada.
Como dito anteriormente, todos os moradores têm direito às áreas comuns, sejam eles donos dos imóveis, locatários ou até mesmo menores de idade, caso a lei permita. Em alguns casos, os visitantes são limitados pelas regras internas, o que varia de condomínio para condomínio.
Garagem é considerada área comum do condomínio?
O último caso, que geralmente acontece com garagem, traz a seguinte dúvida: garagem é considerada área comum do condomínio? A resposta depende de como o condomínio lida com essas vagas em reuniões e no regimento interno próprio.
Caso a organização seja feita pela unidade de moradia, ou seja, está estabelecida para cada morador, esta não é considerada área comum do condomínio. Nestas situações, em caso de aprovação em assembleia, é possível até alugar a vaga de garagem e conseguir uma renda extra no fim do mês.
Conte com a Auxiliadora Predial para a administração de condomínios
Por vezes, administrar o condomínio, seus moradores e a boa convivência pode ser um grande desafio. Para isso, conte com a imobiliária que está há mais de 90 anos no mercado e gerencia mais de 4 mil condomínios.
Entre em contato conosco e discuta a melhor possibilidade para os seus moradores! Somos a maior gestora do país e oferecemos suporte para todas as áreas do condomínio.
Para mais dicas como essa, acesse o nosso Blog. Temos tudo sobre o universo condominial, de imóveis à venda e imóveis para alugar!