Devido ao aumento das frequências das ondas de calor e o auge do verão, muitas pessoas estão procurando opções para mais conforto em seus lares e a busca por um ar-condicionado sempre aumenta em períodos de temperaturas elevadas. Contudo, ao morar em um condomínio, algumas regras precisam ser seguidas.
Nesta publicação, você irá descobrir quais são as possíveis limitações que podem existir na sua convenção de condomínio, o que pode ser conversado e até dicas para instalar da forma mais segura possível. Continue conosco!
Navegue pelo conteúdo
Estrutura do prédio
Especialmente em condomínios mais antigos, existe uma impossibilidade de instalar o ar-condicionado tradicional pela falta de estrutura do edifício, já que a arquitetura não foi pensada para o aparelho de parede.
Nessas situações, opções como o ar-condicionado portátil podem ser a solução, caso a rede elétrica não comporte as opções tradicionais por ser muito antiga.
Consumo de energia elétrica do ar-condicionado
Apesar da conta de luz pela energia do ar-condicionado em apartamento ser paga por residência, alguns prédios podem não ter a capacidade de rede elétrica para certos modelos de eletrônicos, já que pode gerar sobrecarga na fiação e causar diversos problemas.
Antes de fazer qualquer instalação, é muito importante conversar com o síndico para entender os limites de consumo e voltagem de cada unidade. Dessa forma, é possível evitar desde a queima de aparelhos até incêndios, além de entender se opções de ar mais econômicas são viáveis.
Leia também:
Apartamento mobiliado para alugar: veja vantagens e desvantagens
Reforma de apartamento alugado: o que o inquilino pode fazer?
Barulho do ar-condicionado
Devido a questões como a Lei de Silêncio em Condomínios e questões com a poluição sonora, modelos de ar que façam um barulho especialmente acima de 50dB podem ser limitados pela administração do condomínio em convenções previamente agendadas.
Atualmente, os eletrônicos mais modernos possuem uma redução ou até mesmo eliminação de ruído. Contudo, modelos mais acessíveis podem ter um volume mais alto. Portanto, pesquise bem quais são as restrições e procure sempre os que possam causar menos discordâncias.
Questões estéticas do condomínio
Alguns empreendimentos, especialmente de alto padrão, exigem que as janelas dos seus apartamentos não tenham o ar-condicionado, levando em consideração a arquitetura e todo o pensamento estético também feito pela engenharia da construtora.
Nestes casos, os prédios provavelmente possuem a capacidade para suportar o condicionamento de ar com uma área técnica determinada anteriormente, além das opções de ar portátil e split.. Não deixe de conversar com o síndico para não ter problemas!
Como instalar o seu ar-condicionado em apartamento
Os modelos mais tradicionais, assim como os portáteis, precisam de pouquíssimo para serem instalados, já que funcionam apenas com a inserção na tomada adequada para a sua voltagem e capacidade elétrica adequada.
Contudo, o ar-condicionado split, considerado o mais moderno, conta com duas unidades e possui um processo de vedação e cabos que precisam ser feitos com cuidado. A contratação de um técnico especializado é recomendado para que não ocorram danos.
Conheça a administração de condomínios da Auxiliadora Predial!
Às vezes, organizar todas as regras, convenções e novas normas pode ser um desafio para a administração do seu condomínio. Nestes momentos, conte com o auxílio da Auxiliadora Predial!
Com mais de 90 anos de experiência no mercado imobiliário, cuidamos de todas as etapas para você, incluindo o financeiro, portaria, assembleias, documentação, gestão de pessoas e muito mais!
Acesse nossa página de condomínios e saiba mais sobre os nossos serviços! Para mais dicas do universo dos imóveis, acesse o nosso Blog.