O posicionamento estratégico de marcas no ambiente digital é uma necessidade dos tempos atuais. Estar presente nas redes sociais já não é uma questão de “se” e sim de “quando” e “como”.
Se você busca entender como fazer seu negócio crescer nas redes sociais e atingir mais pessoas com seus produtos e serviços, chegou no lugar certo! Vamos mostrar qual a importância das redes, além de dar dicas práticas para alcançar seus objetivos. Boa leitura!
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Qual a importância das redes sociais?
Com a aceleração da transformação digital nas empresas, vem uma das maiores necessidades: estar presente nas redes sociais. O ambiente que antes poderia ser considerado como apenas mais um canal de comunicação, na atualidade é primordial para a continuidade e também geração de oportunidades de negócio.
Desde o começo da pandemia de covid-19, pudemos observar mudanças no comportamento do consumidor. Diversas marcas precisaram se adaptar ao novo cenário que não permitia mais a mesma interação de consumidores e marcas.
Uma dessas mudanças foi o aumento de compras por aplicativos, assim como novos métodos de pagamento utilizados pelas pessoas. Mesmo consumidores que nunca haviam efetuado uma compra pela internet, experimentaram essa modalidade durante ou após esse período.
Da mesma forma, as filas em lotéricas por todo o país vem diminuindo consideravelmente, visto que os pagamentos feitos por apps nunca foram tão fáceis. Os consumidores passaram a descobrir a comodidade de ter suas necessidades atendidas na palma da mão, sendo possível efetuar transações em minutos, apenas pelo smartphone.
Ainda, segundo um levantamento realizado em janeiro de 2022, os brasileiros possuem um tempo médio de mais de 11 horas dedicado ao uso de redes sociais. Estar presente nesse ambiente digital, portanto, é fundamental para marcas que querem ser vistas, e consequentemente, atrair mais clientes. Portanto, fazer o seu negócio crescer nas redes sociais deve ser uma tarefa prioritária.
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O que fazer nas redes sociais para atrair clientes?
Ainda que estar presente nas redes sociais possa parecer fácil, conseguir resultados depende de muito posicionamento estratégico. Gerenciar uma conta corporativa demanda estudo e práticas bem diferentes do que apenas postar.
Investir em uma estratégia de marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo, é uma estratégia extremamente eficiente para atrair clientes e fazer o seu negócio crescer nas redes sociais. De modo geral, ela consiste na criação de conteúdo relevante para o seu potencial cliente, como textos, vídeos, eBooks e materiais diversos nas redes sociais.
Investir em uma boa estratégia nas redes sociais, além de outros benefícios, gera conhecimento de marca. Uma estratégia de marketing de conteúdo bem aplicada, além de gerar visibilidade, faz sua marca ser vista como referência. Por isso é importante pensar bem na comunicação do seu negócio no ambiente digital.
Outro benefício é atrair potenciais clientes. Pessoas utilizam motores de busca, como o Google, todos os dias para as mais variadas finalidades. Aí que está sua chance de ser encontrado, dentre diversas marcas.
Foco em SEO
O Search Engine Optimization (SEO) ou otimização para os motores de busca em bom português, é um conjunto de práticas muito utilizado para marketing digital. De forma simples, essas práticas são voltadas a entender a intenção de busca do usuário e fazer com que seu conteúdo consiga chegar nas pessoas certas.
Essas práticas envolvem desde o planejamento dos conteúdos, até otimizações feitas nas páginas e perfis das redes sociais. Existe um trabalho feito em torno das palavras-chave, ou seja, os termos que os consumidores pesquisam para encontrar uma solução online.
Para ficar mais fácil entender, imagine alguém que busca por receitas de macarrão sem carne. O SEO será utilizado para planejar e criar um conteúdo relevante para esse usuário, pensando em termos de pesquisa e palavras-chave de apoio que façam os motores de busca entenderem que aquele conteúdo é relevante para esse usuário.
Seguir as boas práticas de SEO faz com que o algoritmo do Google entenda melhor o teor do conteúdo criado e favoreça sua visibilidade. Assim, ele entrega o que for de maior relevância ao usuário. Ou seja, ele responde entregando aquilo que entender estar melhor relacionado aos termos de busca.
Atrair tráfego para o seu site
Quando pensamos no ambiente digital, temos dois tipos de tráfego. O orgânico, que pode ser potencializado e fomentado a partir da criação de conteúdo relevante, pautado em boas práticas de SEO. Ele é importantíssimo e indispensável, uma vez que gera tráfego de forma gratuita e constante.
Outra forma de gerar tráfego é com investimento em mídia paga. Um bom exemplo disso é o impulsionamento de postagens nas redes sociais. Por mais que o tráfego orgânico seja bom, é indispensável atrelar uma estratégia de mídia paga na sua comunicação e potencializar a atração de tráfego para o site ou e-commerce.
Qual a melhor rede social para divulgar um produto?
Quando buscam formas de como fazer seu negócio crescer nas redes sociais, é comum desejar encontrar uma fórmula ou respostas prontas para perguntas como essa. Mas, não existe uma resposta pronta.
Antes de entender isso, é necessário investigar o que é o produto ou serviço oferecido, além de entender qual o perfil de consumidor ideal. Isso deve ser feito, pois cada rede social possui um perfil de usuário diferente.
Por isso, entender quem você quer atingir com seu produto é importante. Cada rede social possui seu diferencial. Pode ser que seu produto seja destinado a pessoas mais jovens, e que, ainda, ele possibilite uma comunicação mais descontraída.
Assim, uma rede social que tenha esse perfil, como o TikTok, é considerada sua melhor escolha de canal de comunicação digital. O formato dos seus conteúdos deverão ser moldados pensando em como cada rede social funciona.
Em qual rede social devo investir?
Vamos entender um pouco mais sobre suas possibilidades de como fazer seu negócio crescer nas redes sociais, conhecendo as mais utilizadas no momento!
Uma das maiores redes atualmente, o Instagram se destaca por conteúdos fortemente visuais. Sendo assim, sua comunicação nesta rede social deve se basear fortemente em fotos e vídeos. Stories, feed, reels, são os formatos de publicação possíveis.
No momento, o reels é a opção com maior potencial de atrair pessoas. O formato se destaca por seu potencial de alcance, que abrange pessoas para além dos seguidores da página — diferente dos stories e do feed.
Isso não quer dizer que as outras opções devem ser descartadas. Uma boa estratégia de comunicação consegue equilibrar a distribuição das postagens entre os três formatos. Buscando sempre o engajamento diversificado.
TikTok
O “app das dancinhas” como ficou conhecido é totalmente focado na distribuição de conteúdo em formato de vídeos. E por mais que sua fama tenha vindo dos seus challenges envolvendo coreografias, tem muita coisa sendo produzida por lá!
O aplicativo possui a opção business, ideais para marcas, além de um sistema de anúncios próprio. Sendo uma das redes sociais mais populares entre os mais jovens, é uma rede com grande potencial para alcançar esse público.
Youtube
Para além de uma plataforma de vídeos, o Youtube é o segundo motor de busca mais utilizado no mundo. Cursos, receitas, música, entretenimento, é possível encontrar de tudo! Existem algumas opções de posicionamento aqui que não necessariamente implicam na criação de conteúdo.
Obviamente a distribuição de conteúdo é uma das possibilidades. Mas ainda existe a possibilidade de parcerias com influenciadores, e ainda, os anúncios. Cabe a você decidir qual a forma mais interessante de atuar nessa rede social.
Essa é a rede mais usada do mundo! As possibilidades aqui são muitas: criar uma página do seu negócio, explorar a rede de anúncios, criar publicações, interagir em grupos, criar eventos, entre diversas outras.
É uma das redes mais exploradas por marcas que querem ser encontradas, dado ao seu grande número de usuários. Inclusive, é uma ferramenta de comunicação muito importante para os potenciais clientes. Muitas pessoas interagem pelo sistema de mensagem direta, querendo tirar dúvidas e entender melhor os produtos e serviços oferecidos.
Nem todas as marcas precisam se preocupar em se posicionar no LinkedIn. Isso acontece pois seu foco é na vida profissional das pessoas, portanto nem todos os nichos conseguem ser relevantes nesse ambiente.
Cabe a você entender o perfil do seu consumidor e escolher estar presente ou não nesta rede social. Ainda assim, existe a possibilidade de posicionamento de marca dentro do canal, mesmo que não seja diretamente para a produção de conteúdo voltado às vendas.
6 dicas de como fazer seu negócio crescer nas redes sociais
Depois de compreender as nuances da criação de conteúdo e como cada rede social funciona, é hora das dicas práticas! Entenda melhor o que você pode fazer para ter sucesso e como fazer seu negócio crescer nas redes sociais:
1. Conheça seu público-alvo
Saber qual é o seu potencial cliente, torna mais fácil o processo de atrair as pessoas certas para sua marca. Atingir o perfil ideal de usuário é essencial para que quem encontre seus serviços ou produtos, esteja realmente interessado.
Analise seus clientes atuais, suas dores, suas vontades, e encontre o público-alvo que deseja atingir. No marketing, ele é construído a partir da persona, uma ferramenta de abstração que ajuda a visibilizar esse público-alvo e traçar uma estratégia de conteúdos relevantes.
2. Crie conteúdos relevantes
Não basta estar presente nas redes, é preciso criar conteúdos que sejam únicos e relevantes. Dependendo do seu objetivo, isso se traduz de formas diferentes: gerar visibilidade de marca, se consolidar como referência, gerar leads qualificados, aumentar a taxa de conversão, etc.
Cada objetivo demanda uma abordagem diferente. Estude suas possibilidades e avalie seus resultados constantemente. Vale lembrar que não se deve apegar a métricas de vaidade, como número de visualizações e reações. Elas são, sim, bons indicadores de engajamento, mas podem ser inúteis dependendo do seu objetivo.
3. Planeje um calendário de publicações
Se você deseja crescer em ambientes digitais, é preciso entender que eles funcionam por meio de um algoritmo. O conteúdo publicado tem performance de acordo com os cálculos, nem sempre tão evidentes assim, feitos por cada plataforma.
Por isso, é importante manter certa constância no volume de publicações. O calendário de publicações é uma forma eficaz de fazer seu negócio crescer nas redes sociais, por meio do planejamento e distribuição do seu conteúdo.
4. Interaja com seus seguidores
Não basta publicar ou anunciar. O propósito inicial de uma rede social é a interação dos usuários. Interagir é uma necessidade tão básica quanto a produção de conteúdo. É por meio dessa troca com sua base de seguidores que um negócio ganha confiança, fazendo com que exista uma verdadeira comunidade interessada no que sua marca tem a dizer.
5. Tenha uma estratégia em mente
Independentemente do seu objetivo, para fazer o seu negócio crescer nas redes sociais é preciso traçar uma estratégia eficaz. Agências de marketing oferecem serviços completos, que vão desde a criação dessa estratégia, até a entrega do conteúdo. Se essa não é uma opção para você, será necessário entender as ferramentas disponíveis.
Estude o comportamento de cada rede, assim como as possibilidades de conteúdo a serem desenvolvidas. Depois, saiba quais estão mais alinhados ao propósito estabelecido, e comece a se posicionar a partir desse entendimento. Sempre analise os resultados e mude de estratégia se não chegar aos objetivos esperados.
6. Qualidade VS quantidade
Cada plataforma tem seus critérios para distribuição do conteúdo, o que acabou por gerar um importante debate entre qualidade e quantidade de postagens. É tido como fato que o alcance orgânico é influenciado pela constância das publicações, ainda assim, é preciso atenção quanto à essa questão.
Isso criou uma ideia errada de que, por consequência, as marcas devem estar o tempo todo criando e postando conteúdo para redes sociais. Gerando uma preocupação exacerbada com a quantidade e fazendo com que a qualidade das publicações ficasse em segundo plano.
Quando um conteúdo deixa de ser relevante para o usuário, se torna praticamente um incômodo, já que não atende sua necessidade de forma alguma. O calendário editorial, mencionado em uma dica anterior, é uma ferramenta poderosa que pode ajudá-lo a manter a constância e relevância do seu conteúdo.
Cada vez mais é evidente a importância do posicionamento das marcas no ambiente digital, visto que ele ocupa grande espaço na vida das pessoas. Por isso, é importante saber como fazer seu negócio crescer nas redes sociais e alcançar cada vez mais clientes.
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