Pense em morar na cidade mais desenvolvida do Rio Grande do Sul e a 6ª mais desenvolvida de todo o Brasil. Isso é morar em Lajeado.
De antemão, saiba que esse município gaúcho tem muito a oferecer para quem o define como lugar ideal para escolher o próprio lar ou, então, investir.
Por isso, neste artigo você vai entender como essa cidade do Sul do país alcançou tantos títulos de destaque e quais os melhores bairros para morar na cidade de Lajeado.
Navegue pelo conteúdo
Lajeado: Cidade populosa e bem desenvolvida
Primeiramente, conheça os principais reconhecimentos que colocam Lajeado em uma posição de destaque no estado gaúcho – e, inclusive, no Brasil – e entenda como o município é encantador.
Localizada no Vale do Taquari, a cidade é carinhosamente conhecida como “Capital do Vale”, por ser um polo e referência em diferentes áreas.
Próxima da capital, a 113 km de Porto Alegre, Lajeado é extremamente populosa. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, tem mais de 86 mil habitantes.
No entanto, são 91 km de área total do município. Isso faz com que ocupe o posto de uma das dez cidades com maior densidade populacional do RS.
E, ainda, há uma curiosidade: são 86 mil habitantes, mas com uma população circulante de cerca de 250 mil pessoas. Isso acontece porque é uma cidade polo dos municípios próximos, como Estrela, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul e até mesmo Encantado.
Ou seja, uma cidade com um grande poder de investimento em construção, em moradia. E por falar nos poderes, outro grande destaque vai para o seu desenvolvimento.
Nesse sentido, a cidade de Lajeado ostenta o título de mais desenvolvida do RS e a 6ª mais desenvolvida do Brasil. Conforme os dados do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, esse ranking é formado pelas 100 cidades mais desenvolvidas do país. O estudo leva em conta indicadores de emprego e renda, saúde e educação.
Qualidade de vida em Lajeado
O impacto positivo de Lajeado na vida levada por seus moradores também está refletido em outros índices e comparativos.
Segundo o Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH, estamos falando da 16ª cidade com melhor qualidade de vida do estado. Quando comparada a municípios com mais de 50 mil habitantes, sobe para a 3ª posição, perdendo somente para Porto Alegre e Caxias do Sul.
Quer mais? Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas já apontou Lajeado como a 7ª melhor cidade para se viver depois dos 60 anos. O estudo considerou cidades entre 50 e 100 mil habitantes e, entre os municípios gaúchos, a cidade ficou com o 1º lugar.
Em outras palavras, morar na cidade de Lajeado é viver com mais qualidade, mais recursos para um vida saudável e completa, e com mais tranquilidade.
Leia também:
Alugar ou comprar um imóvel: o que vale a pena?
4 dicas para usar a piscina do condomínio com segurança
Como é morar em Lajeado, Rio Grande do Sul?
História de Lajeado (RS)
Você sabe a origem do nome Lajeado? Ela vem do ponto de referência dado às sesmarias – o sistema de distribuição de terras para produção agrícola.
Em síntese, bem na região, em pleno Rio Taquari e Arroio do Engenho, as águas faziam cascatas sobre os lajeiros, espécies de afloramentos rochosos. Por isso, Lajeado.
Inclusive, foi o Rio Taquari que marcou o desenvolvimento da cidade e da região desde 1853, quando foi fundada por Antônio Fialho de Vargas. Ou seja, foi fonte de água aos habitantes e, também, um importante modal locomotivo para o transporte de carga.
Lajeado foi emancipada de sua cidade vizinha, Estrela, e se tornou uma vila, em 1891. Da mesma forma, um decreto, de 1939, elevou a Vila de Lajeado à cidade.
Hoje, com 131 anos, a cidade segue dando exemplo de força e desenvolvimento no Sul do país.
Prioridade para a educação
Morar em Lajeado significa morar em um lugar que se preocupa com a educação.
Afinal, a cidade tem um histórico importante relacionado ao ensino e, sobretudo, à alfabetização.
Prova disso está nos índices da população. A taxa de analfabetismo das pessoas com 15 anos ou mais é de apenas 2,69%.
Afinal, o que isso significa? Que justamente esse destaque regional faz com que Lajeado tenha o selo “Cidade Livre do Analfabetismo”. Ele é concedido pelo Ministério da Educação e o critério é que a cidade tenha mais de 96% da sua população totalmente alfabetizada.
Igualmente, o espaço de prioridade que a educação ocupa também está nas instituições de ensino que ela abriga. Uma delas, a Universidade do Vale do Taquari – Univates , é a principal instituição de ensino superior de Lajeado.
Turismo histórico de Lajeado
Para visitantes, turistas ou moradores que gostam de “redescobrir” a cidade, revisitando e criando uma lista de lugares favoritos, a cidade de Lajeado também sabe encantar.
Ao mesmo tempo que conta com uma ampla área de turismo, com pontos tradicionais e históricos da cidade, também oferece agendas de eventos relevantes para o lazer e para a economia local.
Alguns pontos turísticos:
- Parque Professor Theobaldo Dick (Parque dos Dick)
- Igreja da Matriz Santo Inácio de Loiola
- Casa de Cultura
- Parque do Engenho
- Ciclovia na beira do Rio Taquari
- Jardim Botânico
- Parque Histórico
Além disso, a cada dois anos o município promove a feira mais importante da região, a Expovale Lajeado. Trata-se de uma feira industrial, comercial e de serviços, sendo que a próxima edição será de 10 a 20 de novembro de 2022, no Parque do Imigrante.
Onde morar em Lajeado (RS)?
Dessa forma, com tantos atrativos e destaques, como você escolheria o melhor lugar para viver ou investir em Lajeado?
Para ajudar você nessa decisão sobre onde morar em Lajeado, nós listamos os melhores bairros da cidade para escolher um lar.
Entenda, primeiro, que Lajeado é dividida em 27 bairros, portanto, com essa seleção criteriosa, a sua avaliação fica muito mais fácil.
Quem revela os melhores bairros para morar é Fabio Eldelwin, franqueado da Agência Lajeado:
Temos, hoje, 5 regiões que são os melhores lugares para morar em Lajeado: Alto do Parque, Universitário, Verdes Vales, Centro e São Cristóvão.
É claro que o perfil de morador de cada bairro varia de acordo com os objetivos e planejamentos de cada pessoa, mas Lajeado é um município que está crescendo e o que importa bastante é a localização.
Ainda, existem imóveis em regiões centrais, como os bairros Americano, São Cristóvão e Centro, próximo da Univates, que indicamos em função da valorização. Os empreendimentos nas imediações das universidades estão valorizando bastante e oferecem mais fácil acesso.
Agora, você já tem uma seleção especial dos 5 melhores lugares para morar em Lajeado. Além disso, já sabe dos atributos e posições de destaque da cidade para morar ou para investir.
Portanto, morar em Lajeado significa desenvolvimento, educação, saúde e emprego e renda de forma abundante para todos que escolhem a “Capital do Vale” como o seu novo lar.
Quer escolher a sua casa em Lajeado? Veja agora os imóveis disponíveis na agência Auxiliadora Predial da cidade.