Redação

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18/09/2024

Você sabia que escolher o ponto comercial ideal é uma decisão que impacta diretamente o sucesso de um negócio? Ou seja, é uma escolha difícil e requer uma análise minuciosa de diversos aspectos.

Por exemplo, a localização do imóvel influencia diretamente a visibilidade e a acessibilidade ao negócio e, consequentemente, as vendas e a percepção da marca pelos clientes. Por outro lado, é importante avaliar a concorrência no entorno, bem como o fluxo de pessoas. 

Parece muita coisa? Para facilitar e ajudar na sua tomada de decisão, neste artigo vamos apresentar dicas estratégicas para encontrar o imóvel perfeito. Boa leitura!

A importância da localização para o sucesso do seu negócio

Em primeiro lugar, a localização é um dos fatores mais críticos para o sucesso de qualquer empresa. Nesse sentido, a escolha do imóvel comercial perfeito representa uma vantagem competitiva significativa. Por outro lado, uma escolha inadequada pode limitar o potencial de crescimento e até prejudicar a operação do negócio. 

A seguir, vamos falar mais sobre isso…

Impacto da escolha do ponto comercial nas vendas e na visibilidade

A escolha do imóvel comercial pode afetar diretamente as vendas e a visibilidade do seu negócio. Um local bem posicionado e com alta visibilidade atrai mais clientes e facilita o acesso ao estabelecimento. Isso é especialmente importante para negócios que dependem do fluxo constante de clientes, como lojas de varejo e restaurantes. 

Além disso, a proximidade de centros comerciais, áreas de alto tráfego e locais de fácil acesso – especialmente por pedestres – pode aumentar a chance de conversão e, consequentemente, as vendas. Uma dica também é verificar as opções de estacionamento no entorno, pensando naqueles que chegam de carro.

Um ponto comercial estrategicamente localizado também contribui para uma melhor percepção da marca. Por exemplo, empresas que escolhem áreas de prestígio, locais nobres da cidade ou com alto movimento tendem a ser vistas como mais confiáveis pelos consumidores.

Por isso, é importante analisar todos esses fatores, que juntos influenciam positivamente a imagem do negócio, contribuindo para atrair clientes que valorizam a localização como um símbolo de qualidade, praticidade e prestígio.

Checklist: como escolher o melhor ponto comercial para sua empresa?

A influência do perfil demográfico da região no sucesso do negócio

A escolha também deve considerar o perfil demográfico da região. Ou seja, é fundamental que a localização esteja alinhada ao perfil do público-alvo. 

Por exemplo, se o seu negócio oferece produtos ou serviços que atraem jovens profissionais, uma área próxima a regiões mais corporativas, com alto índice de escritórios no entorno, pode ser ideal. 

Já para negócios que se voltam a famílias, áreas residenciais com escolas podem ser mais interessantes. Por isso é importante conhecer a demografia local, a fim de que o ponto comercial atenda às necessidades e preferências dos clientes potenciais.

Critérios essenciais para escolher o ponto comercial ideal

Como se vê, escolher o ponto comercial ideal exige uma avaliação criteriosa de vários fatores – é importante atentar para cada detalhe.

Durante a procura pelo melhor espaço, uma dica é analisar todos esses aspectos, passando pela visibilidade até os detalhes mais específicos em relação ao público e ao perfil do negócio. 

Conheça o seu público-alvo e onde ele está

É imprescindível conhecer o público-alvo para escolher o ponto comercial certo. Para tanto, procure identificar os locais que seus clientes em potencial mais frequentam e escolha um ponto que facilite o acesso a eles. 

Para essa etapa, realizar uma análise demográfica e de comportamento de compra geralmente fornece boas ideias a respeito da melhor localização para atrair o público.

Avalie a acessibilidade e a visibilidade do local

Tanto a acessibilidade quanto a visibilidade são fatores-chave ao escolher um ponto comercial. Nesse caso, avalie se o endereço é fácil de achar e chegar, se está próximo a ruas centrais da cidade e não se esqueça de verificar se possui opções de estacionamento. 

Da mesma forma, a visibilidade é importante, uma vez que um espaço visível costuma chamar mais atenção de quem passa, contribuindo para o tráfego local.

Checklist: como escolher o melhor ponto comercial para sua empresa?

Custo-benefício: entenda o que você está pagando

Um fator importante é avaliar o custo-benefício do ponto comercial. Lembre-se de considerar não apenas o valor do aluguel ou da compra, mas também os custos adicionais, como taxas de manutenção/condomínio e despesas operacionais. Depois, compare todos os custos com os benefícios que o local oferece para então entender se esse investimento vale a pena.

Análise da concorrência e do fluxo de pessoas na região

Além disso, pode ser interessante analisar a concorrência e o fluxo de pessoas na região, pois esse detalhe geralmente contribui com alguns insights a respeito da viabilidade do ponto comercial. 

Por exemplo, uma área com alta concorrência pode indicar um mercado saturado, enquanto uma região com baixo fluxo de pessoas geralmente representa uma certa limitação no público.

Desse modo, o ideal é escolher um endereço que ofereça um equilíbrio adequado entre competição e tráfego de clientes.

Leia também: Quais os benefícios de ter uma casa comercial para o seu negócio?

Checklist definitivo para escolher o ponto comercial perfeito

Agora você já sabe como escolher o ponto comercial ideal para sua empresa, então, o que acha de conferir um checklist prático e definitivo para facilitar a procura?

Itens essenciais para considerar na sua escolha

  • Localização: verifique a proximidade de áreas comerciais e de alto tráfego.
  • Acessibilidade: avalie a facilidade de acesso, proximidade a vias principais e opções de estacionamento.
  • Visibilidade: certifique-se de que o imóvel seja visível e atraente.
  • Custo: compare o custo do aluguel ou compra com o orçamento disponível e os benefícios que a localização e o imóvel proporcionam.
  • Concorrência: analise a presença de concorrentes.
  • Movimentação: observe o fluxo de pessoas na região em diferentes momentos do dia e da semana.
  • Demografia: considere o perfil demográfico da área e como ele se alinha com seu público-alvo.

Como usar o checklist para comparar diferentes locais?

A dica é utilizar o checklist para avaliar e comparar diferentes pontos comerciais, a fim de sanar todas as suas dúvidas e facilitar a escolha.

Uma possibilidade é atribuir notas para cada item e então comparar as pontuações entre os locais de sua preferência. Assim, será mais fácil escolher o ponto comercial que oferece a melhor combinação de fatores essenciais, contribuindo para uma escolha mais inteligente.

Checklist: como escolher o melhor ponto comercial para sua empresa?

Conte com a expertise da Auxiliadora Predial para escolher o ponto comercial

Quando se trata de escolher o melhor ponto comercial para sua empresa, contar com a expertise da Auxiliadora Predial faz toda a diferença. 

A Auxiliadora Predial é reconhecida no mercado nacional por sua excelência na locação e venda de imóveis comerciais, oferecendo suporte completo para empreendedores que desejam encontrar o endereço certo para seus negócios.

Além disso, quem está em busca de um bom investimento no ramo imobiliário tem na compra de imóveis comerciais uma excelente opção. Afinal, em junho de 2024, o retorno médio do aluguel de imóveis comerciais foi de 6,54% ao ano, superando a rentabilidade projetada para a locação de imóveis residenciais, que é de 5,94% ao ano. 

Entre em contato conosco para conhecer as melhores opções de imóveis comerciais para venda ou locação e garantir o sucesso do seu negócio.

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