Em um desastre natural como uma enchente, muitas dúvidas podem aparecer após a tragédia e na hora de retornar ao seu lar. Muitos cuidados, tanto individual como coletivamente em relação aos eletrônicos, segurança, saúde e muito mais
Pensando nisso, fizemos esta publicação com cuidados na hora de voltar para o seu imóvel após a enchente, pensando no bem-estar geral e na diminuição de risco para os próximos momentos.
Navegue pelo conteúdo
Tome cuidado com os eletrodomésticos e móveis
Não jogue fora os seus itens como geladeiras e mobílias! Estes podem ainda estar funcionando ou podem ser aproveitados, dependendo da situação. Produtos eletroeletrônicos precisam estar secos antes de ligar para não causar nenhum curto-circuito.
Certos mobiliários e roupas de cama, caso estejam encharcadas pela enchente, precisam ser descartados. Se não, a higienização é suficiente nestes casos.
Os utensílios de cozinha e produtos que não absorvem água também podem ser reaproveitados com uma boa limpeza. Dependendo da situação, não são todas as roupas que podem ser salvas e, para segurança, cada uma deve ser vista individualmente.
Existem profissionais especializados em conserto de eletrodomésticos e muitos estão fazendo trabalho voluntário para ajudar as vítimas. Desta forma, os custos podem ser diminuídos.
Cuidados ao voltar ao imóvel
Mesmo com a diminuição da água, é necessário tomar os cuidados para não ter ferimentos pelos utensílios quebrados ou para entrar em contato com a água das enchentes. Portanto:
- Use botas de borracha e luvas de PVC;
- Use camisas de manga longa e, se possível, roupas impermeáveis;
- Desligue a energia elétrica nos disjuntores e tire os produtos da tomada;
- Confira o gás do imóvel e abra as janelas para maior segurança;
- Proteja crianças e animais de tomadas, fios e objetos cortantes.
Faça uma boa limpeza geral
Após entrar no imóvel, é importante fazer uma limpeza pelos mesmos motivos citados acima, já que ratos e outros bichos portadores de doenças podem aparecer com a diminuição da água.
- Dê atenção especial para os quintais e pontos mais difíceis que podem ter água acumulada, para evitar dengue;
- Descarte materiais cortantes de forma adequada com os EPI’s e, se necessário, chame ajuda profissional para mitigar os danos, assim como todo o lixo acumulado em casa neste tempo;
- Fique de olho para possíveis infiltrações decorrentes da enchente que podem comprometer a estrutura do imóvel
- Faça a desinfecção dos ambientes e evite a mistura de muitos produtos para não ocorrer intoxicação. Água e sabão já ajudam muito neste momento;
- Jogue fora medicamentos e alimentos estragados para não acumular possíveis doenças.
- Remova toda a água da caixa d’água e faça uma limpeza especial abundantemente com água potável e água sanitária.
Neste período, a Auxiliadora Predial está se movimentando para ajudar as vítimas das enchentes e com uma operação especial para negociar soluções flexíveis para locatários.
Temos todas as informações necessárias no nosso site para que você possa se orientar da melhor forma possível. Conte conosco neste momento!