A dedetização é uma forma de controle e prevenção de pragas como insetos, roedores e outros animais que podem ser prejudiciais para a saúde, evitando doenças e auxiliando na limpeza do local.
Nesta publicação, falaremos um pouco mais sobre a sua importância, como o processo funciona em condomínios e muito mais. Continue conosco e veja os detalhes!
Navegue pelo conteúdo
Por que fazer dedetização?
Já citamos alguns dos fatores que tornam a dedetização essencial para o seu condomínio. Mas você sabe quais são as principais doenças trazidas por insetos e roedores?
De acordo com a Embrapa, só os ratos podem adoecer seres humanos de 35 formas diferentes, incluindo leptospirose e hantaviroses. Os mosquitos podem causar dengue, zika, chikungunya, febre amarela e complicações alérgicas.
Junto a isso, também é possível afastar cupins, que são capazes de comprometer estruturas inteiras de casas ou prédios, trazendo riscos financeiros e até riscos à vida dos moradores.
Portanto, a dedetização traz maior segurança tanto para a saúde, quanto para o patrimônio das pessoas, além de proporcionar um ambiente mais confortável para todos.
Leia também:
Como evitar a dengue nos condomínios em 12 passos
Condomínio residencial: como é o dia a dia, vantagens e regras?
O que fazer para ter uma boa convivência em condomínio?
Os produtos químicos da dedetização fazem mal?
Essa é uma resposta que pode variar de empresa para empresa. A maior orientação é de que não se deve inalar e muito menos ingerir os produtos. Além disso, caso a dedetização não seja feita de forma adequada, pode intoxicar as pessoas ao redor, os canais de água, a comida, entre outros.
Por isso, além de contar com uma empresa especializada e com normas de segurança rígidas, alguns pequenos cuidados podem fazer a diferença na saúde e nos resultados do processo:
- Afastar os móveis para evitar cheiro;
- Retirar alimentos para não desintoxicar;
- Limpar o condomínio antes para impulsionar resultados;
- Deixar os animais de estimação e crianças longe dos produtos para que não haja inalação ou consumo.
Dedetização é obrigatória para condomínios?
Quando falamos da Lei Federal, não existe nenhuma obrigatoriedade por lei que fale da frequência ideal de dedetização.
Porém, é de suma importância se atentar às regulamentações de segurança oficializadas pelo Ministério da Saúde.
A resolução nª 622, de 22 de março de 2022 define algumas diretrizes que precisam ser seguidas pelas empresas de controle de pragas, citando algumas obrigações como:
- Certificação de especialidade na área, além de licenças ambientais e sanitárias;
- Uso de equipamento de proteção individual;
- Obrigação de ter, pelo menos, um responsável técnico;
- Utilização de produtos aprovados pela Anvisa.
A lei ainda cita que quando a aplicação de dedetizadores ocorrer em prédios de uso coletivo, é necessário que a empresa coloque cartazes informando a data em que ocorreu, qual produto foi utilizado, os números das licenças e também o telefone do centro de informação toxicológica.
Quanto custa uma dedetização em condomínio?
Os preços de uma dedetização podem variar bastante de acordo com a empresa e com a forma que o orçamento é feito. Fatores como tempo, área do local e a situação em que se encontra o condomínio podem variar o preço do trabalho.
Por isso, é sempre importante dar o máximo de informações possíveis para a empresa, além de verificar todos os seus certificados de segurança e permissões de atuação na área.
Neste momento, ter uma administradora de condomínios pode te ajudar na organização de documentos, gestão e muito mais!
A importância da boa administração de condomínios
Uma administradora de confiança pode ser uma grande facilitadora em processos orçamentários. Com o maior controle da gestão de gastos, por exemplo, fica mais fácil entender em quais condições o seu condomínio pode contratar uma dedetizadora!
Você pode ter este e outros serviços como assistência jurídica, prestação de contas, gestão de funcionários e gestão total com os serviços da Auxiliadora Predial! Saiba mais sobre a Administradora de Condomínios da Auxi neste link!
Para mais dicas sobre condomínios, acesse o nosso Blog e saiba tudo sobre este universo!