Redação

Redação

20/04/2023

A inspeção predial ocupa um lugar de destaque no universo condominial. O motivo é que uma das responsabilidades prioritárias de um síndico é preservar o patrimônio. Além da preservação por si só, perceba que isso impacta diretamente na vida de cada morador.

Uma estrutura bem cuidada é um assunto sério e neste post você vai entender como a inspeção predial é uma atividade completamente fundamental para tudo isso. Vamos lá?

 

O que é inspeção predial?

A inspeção predial nada mais é do que a avaliação ou o diagnóstico de uma edificação. Essa atividade consiste, então, em uma análise profissional para entender as condições de uso e de manutenção de edifícios em geral.

Essa é uma prática bem conhecida pelos síndicos mais experientes e que precisa estar no radar de todos: síndicos e moradores. Além disso, a inspeção predial não é mais um artifício somente de reparo e resolução de problemas para adequar as estruturas mais antigas ao que está previsto em lei.

Atualmente, a inspeção predial consolidou seu caráter preventivo. Ou seja, a avaliação impacta diretamente a prevenção das edificações. Com isso, o risco de acidentes prediais é reduzido imediatamente. Você lembra do ditado “prevenir é melhor do que remediar”? É assim que a inspeção predial funciona, reduzindo prejuízos com danos, infiltrações, questões hidráulicas ou elétricas, entre outras situações.

Outro resultado gerado pela inspeção predial é que novos investimentos que podem vir a ser feitos na estrutura passam pelo diagnóstico prévio. Ainda, o plano de manutenção também é revisitado e pode receber atualizações, graças à atividade.

Com todas essas premissas, a inspeção predial é realizada por um especialista que, ao final da análise, emite o seu laudo. Neste documento estarão descritas todas as recomendações do profissional sobre o que precisa ser realizado na estrutura.

 

Leia também:

Manutenção preventiva em condomínios: como fazer em 6 passos

Manutenção predial: o que não pode ficar de fora

Aluguel por temporada: como funciona para os condomínios?

 

Por que a inspeção predial é tão importante para condomínios?

Como falamos, essa atividade é inteiramente baseada em uma avaliação técnica. Portanto, é através da inspeção predial que se torna possível entender como pode ser feito o uso, a operação, a manutenção e a funcionalidade de uma edificação.

Todos esses critérios são fundamentais para o bom funcionamento do condomínio. O condomínio deve ter esse laudo sempre atualizado e em mãos para preservar o patrimônio e a vida de quem mora e frequenta esse ambiente.

 

Inspeção predial: imagem de prédio visto de baixo para cima, com céu azul

 

Checklist inspeção predial: Como funciona na prática?

Então, um profissional que é habilitado para realizar essas inspeções deve ser acionado. Geralmente, trata-se de um engenheiro ou, então, um arquiteto. Isso porque esse profissional tem o domínio de todos os sistemas que envolvem uma edificação.

Vale lembrar que a parte técnica é feita por um especialista na área, porém a responsabilidade é inteiramente do síndico, que deve estar em dia com essa obrigação.

Esse diagnóstico da inspeção predial, que também é chamado de vistoria do check-up, é o maior responsável pela redução de possíveis acidentes, além de indicar quais os pontos que merecem atenção.

De forma geral, essa atividade leva em conta questões relacionadas aos pilares de segurança, de habitação e de sustentabilidade:

  • Questões estruturais
  • Prevenção contra incêndio
  • Uso dos sistemas de segurança
  • Vazamentos
  • Possíveis riscos à saúde
  • Qualidade do ar
  • Higiene do local
  • Acessibilidade
  • Funcionabilidade
  • Duração e manutenção dos equipamentos, dentre outros sistemas e elementos

 

Obrigações e regras para a inspeção predial

Outro fator importantíssimo que é preciso saber sobre a inspeção predial é sobre a sua obrigatoriedade. Conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da NBR 1674, a atividade é obrigatória para todos os edifícios.

Por outro lado, como não há uma lei federal que regule essa obrigatoriedade, é preciso verificar como funciona a exigência de acordo com as leis municipais e estaduais de cada região.

Por exemplo, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, é o decreto nº 17.720/2012, que exige o laudo técnico da inspeção predial. É ele que irá atestar a segurança de um edifício.

Já na capital São Paulo, a inspeção predial não é obrigatória, mas sempre recomendada pelos especialistas a fim de garantir ambientes seguros em geral.

 

Conclusão

A inspeção predial é, sem dúvidas, um mecanismo de garantia de segurança para o patrimônio e para os moradores de um condomínio.

Sem essa avaliação, além dos riscos, qualquer edifício está sujeito a diversos prejuízos. Impacto financeiro, redução da vida útil de equipamentos, menor produtividade no condomínio. Esses são apenas alguns dentre tantos outros pontos negativos que prejudicam o trabalho no local, a prevenção e os cuidados com a edificação.

É o síndico, a figura responsável pelo condomínio, que deve organizar e buscar empresas especializadas para manter a inspeção predial em dia. Ela preserva a estrutura, protege a segurança de todos e promove a prevenção consciente.

 

Precisa de ajuda para encontrar os profissionais que irão realizar a sua inspeção predial? A Auxiliadora Condomínios ajuda você na administração do condomínio e, ainda, conta com diversos fornecedores homologados.

Com qualidade no serviço e o melhor custo-benefício, você encontrará facilmente empresas e profissionais habilitados para a inspeção predial no Rio Grande do Sul e, também, na cidade de São Paulo. Veja agora mesmo como contratar.

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Black da Auxiliadora Predial | Casa nova com até 30% de desconto

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Realizar o sonho da casa própria. Ter o próprio canto. Facilitar a vida no condomínio. Temos a solução para suas necessidades imobiliárias.

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade