O mês de março é marcado pelo aniversário de Florianópolis, a capital do estado de Santa Catarina. Aproveitando a celebração pelos 350 anos da cidade, vamos apresentar a você as vantagens de morar em Florianópolis – ou, melhor, na “Ilha da Magia”.
Neste post você vai conhecer as características marcantes da capital, o estilo de vida no local e tudo o que realmente importa na hora de decidir ficar em Floripa. Vamos lá?
Navegue pelo conteúdo
Conhecendo Florianópolis
Antes de tudo, vamos apresentar essa cidade tão diversa e cheia de encantos que é Florianópolis. Floripa ou “Ilha da Magia”, como muitos costumam chamar, é a capital de Santa Catarina, estado que fica na Região Sul do Brasil.
Todo o município é formado por, basicamente, três partes: a ilha principal – ilha de Santa Catarina -, a parte continental e outras pequenas ilhas ao redor.
Conforme os dados do IBGE, de 2022, seus mais de 516 mil habitantes a tornam a segunda cidade mais populosa do estado, atrás apenas de Joinville. Já no ranking de todo o Brasil, ocupa o 48º lugar entre as cidades com maior número de habitantes.
Além de populosa, a cidade tem outra fama importantíssima para quem decide escolher Florianópolis para viver: a qualidade de vida. E já que nesta homenagem ao aniversário de Florianópolis estamos falando de atributos, é hora de começar a lista de 6 vantagens em morar em Florianópolis:
1. Qualidade de vida elevada
Como antecipamos, a qualidade de vida no município é um dos seus pontos de destaque. Quer uma prova disso? Florianópolis é a capital brasileira com a maior pontuação no IDH. Esse Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é calculado pela Organização das Nações Unidas (ONU), através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O índice na capital é de 0,847 e considera fatores imprescindíveis para uma vida adequada e confortável. São eles: longevidade, renda e educação.
A explicação para uma posição tão privilegiada está também em todas as oportunidades e vantagens que o município oferece. Isso justifica o fato de que é conhecida por seu viés empreendedor, de alta inteligência, de hospitalidade e de competitividade.
Um verdadeiro império de qualidades construído ao longo desses 350 anos, já que estamos próximos da celebração de mais um aniversário de Florianópolis, em 23 de março.
2. Melhor cidade para criar filhos e para viver depois dos 60
É isso mesmo que você pensou: Floripa é uma cidade generosa e acolhedora para todas as idades. Se você precisa criar seus filhos, não há problema. Pretende passar anos a fio ou se mudar, depois dos 60 anos, para lá? Sem problemas também.
Enquanto coleciona títulos, a capital nos mostra que sabe ser gentil com seus moradores, independente da idade. Para os mais novos, oferece educação de alta qualidade. Ou seja, o seu IDH está diretamente ligado ao ambiente educacional.
Portanto, é considerada uma das melhores cidades do Brasil para se criar filhos, com seus excelentes índices educacionais, além de saúde e segurança. Os dados são da Delta Economics & Finance, em 2016.
E para o dito público da “melhor idade”, tem espaço de sobra para viver bem também. Para isso, usamos o Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade, que é o IDL. Conforme o índice de 2020, estamos falando da melhor cidade para se viver depois dos 60 em SC.
Além disso, considerando o ranking nacional, é a quinta melhor cidade do Brasil para se viver. Pense que essa posição é ocupada levando em consideração os 300 maiores municípios do país que são analisados pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon.
Neste caso, os destaques que justificam o índice ficam nas questões envolvendo bem-estar, estudo e trabalho.
3. É a “Ilha do Silício” do Brasil
Sabe o Vale do Silício dos Estados Unidos? A região ganhou o apelido depois que muitas startups e empresas globais de tecnologia começaram a se instalar nessa parte da Califórnia.
Pois bem, de volta ao Brasil, Florianópolis passou a receber a versão brasileira desse codinome, a “Ilha do Silício”, em uma comparação mais do que justa. A capital catarinense se tornou, com o passar do tempo, sinônimo de tecnologia e inovação.
Segundo o Ranking Connected Smart Cities, de 2020, Floripa está no segundo lugar da lista de cidades mais inteligentes do Brasil. Um reflexo da sua capacidade de ensino, desenvolvimento e tecnologia.
Entre 2021 e 2022, Santa Catarina já contava com mais de 12 mil empresas do segmento tecnológico, apontando um crescimento de 28,4% no ano. Esse é o sexto maior ecossistema de empresas do Brasil e o quarto estado com maior faturamento em tecnologia do país.
Por fim, Floripa reúne grande parte de toda essa riqueza em forma de desenvolvimento econômico. No município, são cinco startups para cada mil habitantes, uma densidade muito expressiva.
4. Turismo e serviços extremamente fortes
Não pense que a tecnologia é o único braço forte da economia florianopolitana. Os segmentos de turismo e serviços são movimentados e lucrativos, gerando renda para a cidade.
Para quem empreende ou para quem busca a sua vaga no mercado de trabalho, o ambiente comercial é cheio de oportunidades. Prova disso é que, em 2009, Florianópolis chegou a ser definida como o “destino do ano” pelo jornal The New York Times.
Outro título que representa essa potência econômica é o de uma das dez cidades mais dinâmicas do mundo, recebido em 2006 pela Newsweek.
Além disso, também já foi considerado o melhor ambiente para empreender no Brasil e uma das cidades mais criativas do país.
5. Praias e outros cenários encantadores
Agora é a vez de uma vantagem que é conhecida por praticamente qualquer brasileiro: cenários de tirar o fôlego.
Florianópolis é uma cidade com inúmeros atrativos para conhecer e visitar repetidamente. Seus cartões-postais, suas construções históricas e suas praias incríveis fazem cada pedacinho da “Ilha da Magia” ser realmente mágico.
Esses são alguns dos pontos famosos (e encantadores) de Floripa:
- Ponte Hercílio Luz
- Centro Histórico
- Mercado Público
- Casa da Alfândega
- Praia de Jurerê
- Praia da Joaquina
- Praia Mole
- Calçadão da Lagoa da Conceição
- Praia de Canasvieiras
- Ponta das Canas
- Praia dos Ingleses
- Praia do Campeche
- Praia da Armação
- Lagoinha do Leste
- Forte Santa Cruz de Anhatomirim
- Costão do Santinho
6. Diversos bairros que valem a pena
Bom, mas e a Florianópolis para quem procura um bairro para morar? Como ela é? Além de todas as vantagens voltadas à qualidade de vida que citamos aqui, a cidade é diversa e oferece opções seguras de moradia.
O primeiro passo é entender se você prefere morar na ilha ou no continente de Florianópolis. As duas regiões têm seus atrativos e características próprias. Mas tenha em mente que é a ilha que reúne os pontos mais famosos de Floripa, além do centro da cidade.
Além disso, morar na ilha significa estar próximo à região que reúne os três shoppings e as duas universidades da cidade.
Opções de moradia na ilha:
- Canasvieiras
- Jurerê
- Campeche
- Armação
- Barra da Lagoa
- Joaquina
- Trindade
Já pelo lado da região continental, você tem amplo comércio à disposição para facilitar o dia a dia. Para toda a comodidade de farmácias, bancos e mercados, por exemplo, há acesso muito fácil neste “lado” da ilha.
Opções de moradia no Continente:
- Coqueiros
- Estreito
Outras opções de moradia em Florianópolis:
- Centro
- Itacorubi
- Jurerê Internacional
- Cacupé
Gostou dessa homenagem ao aniversário de Florianópolis em que você pôde conferir as principais vantagens em escolher a cidade como sua casa?
A verdade é que a “Ilha da Magia” não recebe esse codinome à toa. São muitos encantos naturais, cenários inacreditáveis, uma economia forte, oportunidades múltiplas e muita qualidade de vida. Tudo feito um grande presente para quem vive a rotina de Floripa.
Quer continuar buscando saber mais sobre a cidade, mesmo depois do aniversário de Florianópolis? Conheça as opções de imóveis para comprar em Florianópolis.