Se você mora em Porto Alegre, carinhosamente chamada de POA, ou tem interesse em imóveis/espaços comerciais na região, já ouviu falar do Quarto Distrito, muito provavelmente. E se não é da capital gaúcha, então vai conhecer uma das áreas mais inovadoras e interessantes da cidade.
Afinal, falamos de uma das regiões com maior crescimento em termos de inovação, empreendedorismo e transformação de espaços da capital gaúcha.
Se você está em busca de um lugar para conquistar o seu coração e colocar os pés direto no futuro, o Quarto Distrito com certeza é a escolha certa.
Preparamos um guia completo de tudo o que você precisa saber sobre essa região porto-alegrense, que é lar de criatividade e disruptividade, mas sem perder a tradição e a sua história.
Continue lendo e entenda o porquê você deve se mudar ou investir na região o quanto antes.
Navegue pelo conteúdo
Mais do que uma simples região
No auge de seus 250 anos de existência, como tudo em nossa amada Porto Alegre, vem carregado de uma boa dose de história. O Quarto Distrito não é diferente: muito mais do que uma simples região da cidade, é berço de memórias e, sobretudo, ressignificação.
Nas primeiras décadas do século 20, a região já dava indícios do que viria a se fortificar nos anos seguintes: o surgimento e consolidação de indústrias.
Isso graças a localização privilegiada que, com o auxílio da linha férrea que cortava a região, ligava a capital a demais municípios permitindo mais facilidade no transporte de matéria-prima e distribuição de produção.
Assim, gradualmente, implantou-se o grande centro de desenvolvimento industrial porto-alegrense.
O tempo foi passando, e avenidas como Voluntários da Pátria, Farrapos, Cristóvão Colombo e Benjamin Constant se tornaram destinos ideais para instalações comerciais e atividades fabris.
Relevância e autoridade de mercado se tornou marca registrada da região que, na época, chegou a ser vista por muitos como “bairro-cidade”. O conceito traduz a ideia de uma região autossuficiente, que oferece a mesma infraestrutura que uma cidade completa para viver.
Leia também:
Conheça as 8 vantagens de morar no bairro Auxiliadora
Bela Vista: como é viver no bairro mais elegante de Porto Alegre
Jardim Botânico: 8 motivos para escolher morar no bairro
Efeitos do tempo
Em 1970 a região que até pouco antes estava em seu apogeu, se viu em declínio com a migração de diversas indústrias para regiões metropolitanas. Fábricas fecharam e cada vez menos a região se tornava alvo de interesse comercial e residencial.
Um movimento que talvez possa ser caracterizado como um efeito do chamado “Milagre Econômico” do Brasil (1968 – 1973). Foi nesta época em que o país foi marcado pela aceleração do crescimento e o “boom” do PIB (Produto Interno Bruto), industrialização e baixa inflação. Assim, as fábricas saíram da região para outras que fossem mais interessantes para elas.
Mas nem só de indústrias se faz uma região relevante. Foi em meio a essa escassez que o Quarto Distrito encontrou um de seus outros pontos fortes: o grande potencial cultural e histórico.
Sendo aí, o ponto de início para uma nova era, mais atual, criativa e coerente com o momento de Porto Alegre, de constante crescimento e valorização imobiliária.
Inovação e criatividade no Quarto Distrito
Agora que você já conhece a história da região, que tal conhecer os motivos pelos quais hoje ela é considerada polo de criatividade e inovação?
Listamos 4 pontos que respondem a essa pergunta e podem provar: o Quarto Distrito reúne um novo mundo em POA!
1 – Rua São Carlos, 753
Esse é o endereço do famoso Complexo Arquitetônico Vila das Flores localizado no Quarto Distrito. Considerado uma das principais iniciativas de inovação colaborativa da capital gaúcha, abraça diversas atividades socioculturais e múltiplos empreendimentos criativos.
É um espaço que sobreviveu ao tempo e, desde 2011, se tornou sinônimo de aprendizado, pluralidade e diversidade de arte, ideias e personalidade.
Aberto a comunidade, busca consolidar-se como centro de cultura, educação e economia criativa, palco de uma transformação viva que reflete na região em que está localizado.
Confira aqui a agenda de ações e eventos que acontecem no Vila das Flores.
2 – Distrito C
Cluster Criativo ou apenas Distrito C, é uma iniciativa localizada no bairro Floresta (um dos 5 principais da região do Quarto Distrito).
A proposta do espaço é reunir empreendedores e artistas atuantes na transformação do bairro em referência de economia criativa e consciente.
Por lá, o que não falta também é oportunidade de mergulhar em patrimônios históricos, espaços verdes e de lazer.
Ao visitar o Distrito C, não deixe de conhecer:
- Galeria Bolsa de Arte, uma das mais conhecidas da cidade;
- Galeria Hipotética, com exposições itinerantes que mesclam trabalhos nacionais e internacionais;
- Studio Q, uma escola criativa de artes que oferece cursos, workshops e uma programação mista de bate-papos, feirinhas e exposições.
3 – Zispoa
Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre, a Zispoa surgiu de um movimento independente. A premissa base era transformar a capital em um dos locais mais inovadores da América Latina.
Portanto, se trata de uma região que abraça projetos criativos em múltiplos estágios como startups já consolidadas no mercado.
Com isso, liderado em sua maioria por cidadãos da comunidade, visa se aproximar cada vez mais da sustentabilidade e inovação até 2030, conforme a agenda da ONU. A Zispoa cresce ao longo dos anos e conta sempre com mais novos adeptos ao movimento, fazendo hoje um futuro que já começou ontem.
4 – Galpão Makers
Localizado na Rua Gaspar Martins, 267, o Galpão Makers é um espaço colaborativo feito por diversos empreendedores da região.
Juntos, compartilham de um pavilhão repleto de maquinário para trabalhos com base em madeira e metal. Um local livre também para qualquer pessoa utilizar o espaço através do pagamento de diárias.
No Galpão é possível também participar de workshops, oficinas e debates sobre o tema empreendedorismo e inovação.
Conheça 5 bairros do Quarto Distrito
Conhecer a história do Quarto Distrito e toda a sua relevância no meio da inovação, ainda não é uma experiência completa.
Para conhecer de verdade a região é preciso explorar a fundo os bairros que a compõem. Separamos 5 que te darão uma visão ampla de como é morar e investir na região.
Confira abaixo 5 principais bairros do Quarto Distrito em Porto Alegre.
1 – Floresta
Criado em 1959, o bairro Floresta já integra a história da capital gaúcha. Localizado no Centro, serve de elo principal entre a região e o Aeroporto. Um dos bairros ideais para quem viaja muito a trabalho pela facilidade de se locomover de um ponto ao outro.
Conhecido por ruas tranquilas, Floresta engloba também algumas avenidas principais e movimentadas como a Farrapos e a Cristóvão Colombo.
Fazendo ainda divisa com bairros como Independência, Moinhos de Vento e São Geraldo.
Um ótimo destino para quem busca conforto e a praticidade de encontrar tudo o que precisa a poucos metros de distância.
2 – São Geraldo
Fazendo divisa com Floresta, São Geraldo carrega a mesma tranquilidade do bairro vizinho. Além disso, a localização privilegiada já é uma marca registrada. Ao se instalar em São Geraldo você estará próximo de pontos importantes de POA, dentre eles o Centro Histórico.
Mas não para por aí, o bairro conta com diversas opções de bares, restaurantes e comércios em geral. Destino perfeito se você adora realizar as refeições fora de casa e está sempre em busca de explorar lugares novos.
Em São Geraldo também está localizada a Praça Pinheiro Machado, ideal para uma caminhada ao ar livre em uma tarde de domingo acompanhada de pets. Uma região familiar que traz história e cultura, mas sempre atualizada e com ótimas opções de lazer.
3 – Navegantes
Próximo aos bairros Humaitá, São Geraldo e São João, Navegantes não fica para trás quando o assunto é conforto e qualidade de vida. Conta com excelentes colégios e até faculdades, como a UNIFIN, Faculdade São Francisco de Assis.
Considerado um dos bairros mais antigos da capital, possui uma história totalmente ligada às colônias alemãs do Rio Grande do Sul. Sendo inclusive palco, em 1874, da Estrada de Ferro Porto Alegre-Novo Hamburgo.
4 – Farrapos
Vizinho de Navegantes e Humaitá, Farrapos também ajuda a compor o Quarto Distrito. Criado em 1988, reúne tudo o que um bairro residencial tranquilo pode oferecer para uma família.
Conta com diversas praças e espaços ao ar livre para aproveitar uma tarde em família e descansar sob a luz do sol. Campos de futebol, padarias e mercados completam a região para toda a família, desde as crianças até os adultos.
5 – Humaitá
Por fim, completando os 5 bairros do Quarto Distrito, temos Humaitá, palco da nova sede (desde 2013) do Grêmio Futebol Clube, a conhecida Arena do Grêmio.
Por conta disso, o bairro costuma receber muitos visitantes em temporadas de campeonato e é o destino preferido dos torcedores de coração.
A região faz divisa ao sul com Navegantes e ao norte com a cidade de Canoas, Humaitá entra também na lista de bairros pet friendly, ou seja, ótimos para a saúde dos pets e em qualidade de vida de seus tutores, com diversas praças e parques de lazer.
Ficou interessado em explorar mais sobre o Quarto Distrito? Esteja em uma das regiões mais tradicionais de Porto Alegre e participe da construção de uma história de evolução constante. Veja oportunidades para alugar ou comprar imóvel no Quarto Distrito.