Vai uma lareira quentinha aí? Quando as temperaturas começam a baixar, não há outro caminho: o jeito é aderir a todas as formas de aquecer a casa. A tentativa de deixar os ambientes mais quentes reflete a nossa necessidade de espaços – e momentos – mais aconchegantes durante as estações do outono e do inverno.
É por isso que a lareira é um dos itens mais procurados nas residências: o calor do fogo aquece corpos e almas, como costumam dizer quem gosta desse recurso, seja na sala ou até mesmo no quarto.
Neste post você vai conferir dicas fundamentais para aproveitar o melhor aconchego dos dias mais frios com a sua lareira em segurança e bom funcionamento. Vamos lá?
Navegue pelo conteúdo
Saiba escolher bem o tipo de lareira que você quer
Muitas pessoas optam por alugar ou comprar uma casa ou apartamento que já conte com lareira em um dos ambientes. Por outro lado, algumas famílias só chegam à necessidade depois de já estarem morando em algum lugar.
E é por isso que a primeira dica é começar escolhendo muito bem qual tipo de lareira, dentre as opções mais populares do mercado, combina com o seu objetivo e estrutura. Até mesmo suas preferências sustentáveis contam nessa decisão, já que, atualmente, é possível optar por uma lareira ecológica, por exemplo.
Os modelos mais famosos são:
- À lenha: opção tradicional que pode ser de alvenaria, concreto ou metal. Usa chaminé para liberar a fumaça gerada pelas toras de madeira;
- Lareira ecológica: sem lenha e sem chaminé, faz uso de álcool ou do etanol. Gera pouca sujeira e tem um acendimento muito rápido. A praticidade da lareira ecológica tem se popularizado na escolha entre os brasileiros, até mesmo em função de serem portáteis;
- À gás: sem lenha, mas faz um de um sistema de exaustão em função do uso do gás;
- Elétrica: usando de energia elétrica, as labaredas são reproduzidas em tela, criando um clima para as ocasiões de aconchego.
Leia também:
Casa e ambiente: aprenda a decorar para relaxar
Entenda o que é um apartamento garden e a alta procura por imóveis com área de lazer
O que considerar na busca do imóvel para alugar
Use sua lareira considerando o aquecimento por zonas
A dica na hora de adquirir uma lareira e tomar a decisão sobre qual ambiente ela deve ficar, é lembrar que ela opera em um aquecimento por zonas.
Ou seja, essa lareira que aquece ambientes é responsável por manter a temperatura do cômodo em que se encontra. Além disso, os ambientes que estão integrados também são beneficiados.
Por exemplo, se próximo à sala, onde está instalada a lareira, também há um espaço de home office integrado, significa que ele também receberá o calor, mas em menor intensidade.
Então, na hora de decidir qual ambiente faz mais sentido receber a lareira, lembre-se que é necessário pensar no cômodo em que você e/ou a sua família passam a maior parte do tempo. Isso vai impactar diretamente na sensação de conforto.
Cuide do armazenamento da lenha
Para lareira à lenha, existe um fator determinante para o bom uso e resultado. E é justamente a matéria-prima para a produção do fogo.
Entender a importância da qualidade e do armazenamento da lenha que será usada é essencial para não ter problemas com a sua lareira.
Portanto, a lenha ideal a ser usada é aquela que foi cortada, está seca e bem guardada em um lugar com ventilação. Esse armazenamento fica ainda mais completo se estiver também em local coberto e mantido nessas condições há 1 ano.
O motivo desse cuidado com a lenha? Se ela receber tratamento, irá produzir mais calor e bem menos fumaça. Tudo isso resultando em um menor depósito de alcatrão na lareira.
Saiba acender o fogo da maneira correta
Outro ponto fundamental no uso e no bom funcionamento da sua lareira tem a ver com o fogo em si e como você costuma acender a sua lareira.
Primeiramente, não se deixe enganar: não é necessário deixar sua lareira lotada de lenha. Pode parecer que isso fará o calor se manter por mais tempo, mas sabe o que realmente conta? O peso da lenha. É isso que influencia na quantidade do calor e na queima e seu bom aproveitamento. Então, pense nisso quando for acender.
Para dar início ao fogo, você pode usar um acendedor ou jornais. Se for os jornais, insira primeiro o papel, depois as aparas de lenha e, por último, a lenha miúda. Só aí acenda o fogo e não tente inserir as lenhas maiores logo de início. Elas só devem entrar na lareira depois que o fogo estiver bem encaminhado. E não utilize qualquer outro material na lareira que não seja a lenha, ok?!
Por fim, o fogo da lareira se apaga sozinho e naturalmente. Você pode, depois, limpar as brasas, desde que tudo já tenha esfriado. Faça isso, de preferência, no dia seguinte.
Lembre-se, também, que a sua lareira também deve receber uma limpeza cuidadosa. Ao menos uma vez no ano se programe para agendar uma higienização na chaminé.
Regule a lareira conforme a sua necessidade
Você não precisa – e nem deve – fazer um fogo alto em todas as vezes em que resolver acender a lareira.
Por questões até mesmo de economia, vale a pena avaliar se você já deseja fazer o uso dela no outono, ou se pode esperar até o inverno para acendê-la com uma maior frequência.
Portanto, saiba que você pode regular a intensidade e durabilidade do fogo da sua lareira conforme a necessidade de cada momento.
Se a casa está muito gelada como um todo, faça um fogo menor, que deve durar cerca de 4 horas, com as madeiras entrelaçadas, só para quebrar esse “gelo” no ar.
Vai receber visitas e quer um fogo na lareira mais duradouro, mas sem tanto calor? Ele pode durar até 8 horas se você unir bem os toros de lenha e esperar um pouco mais para reduzir o ar da fornalha.
Use as lenhas maiores e com madeira resistente na traseira da fornalha para os dias realmente frios. Essa queima vai ser mais intensa e também irá durar mais.
Gostou das dicas? Agora você pode deixar seu lar mais aconchegante para o outono e para o inverno com os cuidados necessários que uma lareira exige.
Com a lareira, os ambientes ficam mais quentinhos e, ao mesmo tempo, charmosos. Aproveite!